Como é o consumo dos recursos naturais nos países desenvolvidos e nos menos desenvolvidos?
Soluções para a tarefa
revela que os principais responsáveis pelo desequilíbrio entre o consumo de recursos naturais e a capacidade de renovação da natureza são os países ricos.
A medida utilizada pela ONG é a Pegada Ecológica, que considera a quantidade de terra produtiva, água e demais recursos necessários para produzir o que um indivíduo consome e para absorver o resíduo que ele gera. A Pegada é expressa em hectares. A WWF considera equilibrada uma pegada de 1,8 hectare por pessoa, anualmente. A média mundial atual, apontada pelo relatório, é de 2,2 hectares anuais.
Enquanto em países em desenvolvimento como Índia e China uma pessoa consome, respectivamente, 0,8 hectare e 1,6 hectare por ano, quem vive nos Estados Unidos consome, em média, 9,6 hectares. O país só é superado pelos Emirados Árabes Unidos, onde um indivíduo consome anualmente, em média, 11,9 hectares de recursos naturais – o alto índice é atribuído à grande exploração de combustíveis fósseis e à emissão de gases poluentes.
A média brasileira é de 2,1 hectares anuais por pessoa. “O Brasil não está extrapolando tanto a média, mas somos campeões no desmatamento de florestas tropicais no mundo. Estamos em processo de desenvolvimento e este é o momento para fazermos escolhas certas de sustentabilidade”, avaliou Karen Suassuna, técnica em mudanças climáticas da WWF.