como é formado um texto dissertativo ?
Soluções para a tarefa
O texto dissertativo pode ser expositivo ou argumentativo. Em nenhuma das duas modalidades há lugar para a opinião. Na expositiva o estudante expõe um conceito, uma teoria e o seu ponto de vista sobre o assunto, além de expressar a visão alheia. Normalmente ele expande a concepção nuclear, revelando sua essência, os precedentes, razões imediatas ou distantes, efeitos ou exemplificações.
Na monografia argumentativa o criador deseja mais que tudo comprovar a exatidão ou a falsidade dos conceitos discutidos no texto; o autor quer persuadir o interlocutor, e por esta razão ele apela ao seu intelecto por meio de raciocínios, indícios claros e testemunhos.
As produções mais objetivas conferem um tom nada pessoal à obra, e são tecidas por argumentos racionais que vão da esfera geral à singular. As subjetivas são direcionadas não apenas à mente do outro, mas também as suas emoções; nelas estão presentes elementos como as atitudes sarcásticas e zombeteiras. Não podem faltar nos textos dissertativos a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.
Introdução:Desperta no leitor a vontade de continuar lendo.
Desenvolvimento: Nesse momento o escritor desenvolve o tema
Conclusão: A parte final, um resumo forte e breve de tudo o que foi dito.