Como é conhecida a figura do Xamã no Brasil?
Soluções para a tarefa
Xamã (do tungus siberiano "aquele que enxerga no escuro") é um portador de função religiosa, um sacerdote do xamanismo, que podem acessar outras dimensões, através de um estado extático e fazer contato com aliados (animais, vegetais, minerais) e espíritos ancestrais.Este entra em estado transe ou êxtase durante rituais xamânicos, manifestando poderes sobrenaturais e invocação de espíritos da natureza, ocorrendo a incorporação em seu corpo. Este contato permite a recepção de orientações e ajudas dos espíritos para resolver situações que desafiam o ser humano e seus grupos sociais
A conceituação antropológica de xamã ainda não é consensual. Diz-se no Brasil ser uma espécie de sacerdote, médico, curandeiro, conselheiro e adivinho. É um líder espiritual com funções e poderes de natureza ritualística, mágica e religiosa que tem a capacidade de, por meio de êxtase, manter contato com o universo sobrenatural e com as forças da natureza.
Pajé é o substantivo mais comum para designar a figura do Xamã no Brasil, pois os dois termos são considerados equivalentes diante das tradições dos indígenas brasileiros.
Pajé ou Xamã?
Apesar de popularmente o Xamã das aldeias indígenas ser designado como Pajé, ao menos para os não indígenas, nesse contexto não existiriam diferenciações entre os termos, ou seja, a utilização de ambos se mostra correta.
Pajé ou Xamã são palavras que descrevem os índios que ascendem ao cargo máximo de uma tribo, sendo representantes de seu povo e autoridades na resolução de quaisquer problemáticas religiosas, sociais ou políticas.
Normalmente, os indígenas se tornam Pajés através de uma iluminação espiritual, mas é obrigatório que os mais jovens sejam iniciados pelos líderes mais velhos da aldeia.
Mais sobre os costumes e tradições dos indígenas brasileiros: brainly.com.br/tarefa/31064494
#SPJ2