como é chamado o tipo de regionalização que utiliza como criterios os elementos naturais,como relevo,clima e vegetaçao
Soluções para a tarefa
Na Ciência geográfica o conceito de região está ligado a ideia de diferenciação de áreas. Critérios podem ser estabelecidos de acordo com critérios naturais, vegetação, clima, relevo, hidrografia, fauna, etc..
Num primeiro momento, a análise das regiões foi feita uma classificação de primeiro, segundo e terceiro mundo, em 1960.
Além de receber essas denominações o mundo foi regionalizado e classificado em países ricos, pobres ou centrais e periféricos.
Isso nos trás vantagens que permite estudar o espaço geográfico em conjunto, comparar diferenças e semelhanças.
A regionalização que utiliza os critérios elementos naturais é chamada de: Regionalização Morfoclimática
Resposta:
uma regionalização que utilize este critério é uma REGIONALIZAÇÃO MORFOCLIMÁTICA
Explicação:
.
=> NOTA IMPORTANTE:
Os elementos naturais como o relevo, clima e vegetação representam DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS
…logo uma regionalização que utilize este critério é uma REGIONALIZAÇÃO MORFOCLIMÁTICA
Relembrando que:
A primeira regionalização efetuada pelo IBGE segundo estes critérios data de 1942, nesta regionalização o Brasil estava dividido em 5 grandes áreas …o famoso “mapa dos 5 Brasis”!
No entanto o IBGE, nesta primeira aproximação a critérios morfoclimáticos, teve um “razoável desvio” em relação á realidade!
Este desvio deveu-se sobretudo a dois “erros” de tipologias diferentes:
=> Erro de EXCESSO DE ZELO:
Na tentativa de ser o mais completo possível incluiu demasiados critérios para efetuar a regionalização como tipo de solo, hidrografia, etc ..isto acabou por ser um elemento redutor no rigor da classificação pois muitos destes elementos adicionais NÃO SÃO característicos apenas de uma região morfoclimática.
=> Erro ADMINISTRATIVO:
Como o futuro controle, estudo e eventuais intervenções do estado brasileiro sobre estas regiões ia ser efetuada sobretudo por Instituições estaduais ..foram estabelecidos limites administrativos para definir as “fronteiras” (estaduais) destas regionalizações.
Como facilmente conseguimos intuir, tanto o clima como o relevo e, consequentemente, a vegetação …não respeitam limites administrativos!
=> SITUAÇÃO ATUAL
Desde a primeira tentativa de regionalização do IBGE até ao presente já foram efetuadas muitas alterações e hoje os “limites administrativos” já não limitam geograficamente as regiões e o número de critérios (e a sua hierarquização) foi “ajustado” á realidade.
Assim, do “mapa dos 5 Brasis” (com limites rígidos) passamos pelo Brasil de 6 domínios morfoclimáticos ..e chegamos no Brasil dos 7 domínios morfoclimáticos em se contemplam também as “zonas de transição”
…penso que no futuro a evolução seja no sentido de dar mais rigor na definição das “zonas de transição” distinguindo individualmente cada uma dessas zonas de transição.
Espero ter ajudado