Como é chamado o intervalo entre Mi/Fa e Si/Do?
Soluções para a tarefa
Iniciaremos aqui o estudo de um assunto básico para quem quer aprender a compor suas próprias músicas ou deseja tirar de ouvido com facilidade qualquer música que quiser.
Pode parecer difícil no início mas aos poucos tudo vai ficando mais repetitivo e fácil de lidar, assim como aplicação dos esquemas vai ficando natural.
O estudo dos intervalos e graus ainda nos ajuda a fazer transposição de tons, que é a alteração do tom da música para que ela se torne mais confortável para tocar e cantar, adaptando-se ao seu tom de voz ou harmonizando-se com as melodias que você consegue alcançar na voz.
Começaremos numerando as notas em sequência. Observe o quadro abaixo. Cuidado: estes números NADA têm a ver com as casas ou cordas do violão. Estamos numerando as notas da escala tendo em mente as notas em sequência.Observe que a nota DÓ pode ser chamada de 1 e também de 8. Por isso, o termo oitava. Oitava é a repetição da nota (nesse caso o DÓ) após percorrida a distância das sete notas da escala. Então, podemos concluir, sem medo de errar, que depois do 7, pode vir o 1 de novo. Seria o 1 (a primeira nota) de uma nova oitava da escala. Mas não engesse o pensamento nisto (nunca engesse a idéia, pois na teoria musical há muita relatividade em jogo, tudo depende do pontos de vista). Mais tarde, no assunto formação de acordes dissonantes, observaremos que o RÉ, após o DÓ(8), recebe o número 9, assim como o MI(10), o FÁ(11), o LÁ(13), etc. Mas esse assunto virá mais tarde.
Simplificando uma regra prática:
A identificação dos graus da escala será:
[1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] e [1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] e [1] [2] [3]…
Vamos praticar no violão, repetindo alguns dos exercícios de escala feitos anteriormente, agora dizendo os graus no lugar dos nomes. Não esqueça o seguinte: entre os graus 3(MI) e 4(FÁ) e entre os graus 7(SI) e 1(DÓ), o espaço entre as notas é de uma casa apenas. Então: entre os graus 3 | 4, e entre os graus 7 | 1 há distância de uma casa apenas.É importante visualizar os graus no braço do violão porque a partir deles vamos construir o conceito de intervalos.
Um intervalo é a distância entre duas notas. Sendo o Dó a nota fundamental da escala de Dó, dizemos que o Ré faz um intervalo de segunda. Porque é a segunda nota da escala. Assim como o Fá faz intervalo de quarta com o Dó. O Sol faz intervalo de quinta. O Lá faz intervalo de sexta. O Si faz intervalo de sétima.
Os intervalos simples da escala natural são:
DÓ -> RÉ (SEGUNDA MAIOR)
DÓ -> MI (TERÇA MAIOR)
DÓ -> FÁ (QUARTA JUSTA)
DÓ -> SOL (QUINTA JUSTA)
DÓ -> LÁ (SEXTA MAIOR)
DÓ -> SI (SÉTIMA MAIOR)
DÓ -> DÓ (OITAVA)
Estes são os intervalos entre as notas da escala natural. Os intervalos podem ser maiores, menores, justos, aumentados ou diminutos. Quando o intervalo for maior que uma oitava, será chamado de intervalo composto, falaremos sobre eles mais adiante.
Vamos falar agora de cada um dos intervalos simples.
INTERVALO DE 2ª(segunda)
Este intervalo ocorre na distância de duas casas. Naturalmente, ele está ocorrendo entre as notas Dó e Ré, ou Fá e Sol, ou Lá e Si, etc. Por outro lado, entre o Mi e o Fá, a distância entre estas notas é de uma casa ( intervalo natural de segunda menor). Da mesma forma, entre o Si e o Dó há intervalo de segunda menor (1 casa).
INTERVALO DE 3ª(terça)
Chamamos de terça porque o intervalo envolve a passagem de três notas, por exemplo Dó, Ré e Mi. Existe naturalmente um intervalo de terça maior entre o Dó e o Mi(Dó[1], Ré[2] e Mi[3]). A terça maior tem a distância de dois tons, ou seja, 2 casas de Dó a Ré, e mais 2 casas do Ré ao Mi. Entre o Fá e o Lá também encontramos estas mesmas distâncias. Basta numerar o Fá[1], Sol[2] e Lá[3].
Observe que a numeração vai se tornando relativa. O grau 1 depende de que nota você elege para começar a escala. Lembre-se do circulo das notas, onde você pratica todas as escalas possíveis: Dó a Dó, Ré a Ré, Mi a Mi… Então, cada vez que recomeça uma nova escala você numera a primeira nota como 1 da nova escala e assim por diante. Na escala de Ré você terá Ré[1], Mi[2], Fá[3], etc…
Agora observe o seguinte: entre o Mi e o Sol. Você tem 1 casa(meio tom) entre o Mi e o Fá, mais 2 casas(um tom) entre o Fá e o Sol. Somamos com este intervalo entre Mi e Sol 3 casas, ou seja, um tom e meio. Este intervalo de terça chamaremos de Terça Menor.
Resumindo, sempre que a terça envolver os intervalos Mi->Fá e Si->Dó(1 casa), nós teremos terça menor.
Observe a tabela das terças:
Terças Distâncias entre as notas Intervalos
DÓ->MI Dó->Ré(2 casas) Ré->Mi(2 casas) Terça Maior
RÉ->FÁ Ré->Mi(2 casas) Mi->Fá(1 casa) Terça Menor
MI->SOL Mi->Fá(1 casa) Fá->Sol(2 casas) Terça Menor
FÁ->LÁ Fá->Sol(2 casas) Sol->Lá(2 casas) Terça Maior
SOL->SI Sol->Lá(2 casas) Lá->Si(2 casas) Terça Maior
LÁ->DÓ Lá->Si(2 casas) Si->Dó(1 casa) Terça Menor
SI->RÉ Si->Dó(1 casa) Dó->Ré(2 casas) Terça Menor
Decore o circulo das terças e dominará tudo o que se refere a formação de acordes:
Mi p/ fá semiTom
Si p/ Dó semiTom