como é aplicada a reversibilidade no princípio de treinamento ?
Soluções para a tarefa
Muitos reclamam que vão à academia, mas não possuem resultados, vários são os fatores que explicam a falta de resultados sendo um deles o princípio da reversibilidade. No último texto vimos como o corpo se ajusta aos estímulos gerados pelo programa de treinamento físico. Agora vamos entender como perdemos estes ajustes através do princípio da reversibilidade.
No nosso corpo possuímos sistemas como o neural, respiratório, visceral, ósseo, ligamentar e tendinoso (articular) e muscular. Estes sistemas são responsáveis pela homeodinâmica (estado de equilíbrio dinâmico do organismo), logo, é lógico pensar que quando nos ajustamos a um estímulo na verdade são nossos sistemas que se ajustam a ele formando novos níveis de homeodinâmica.
O princípio da reversibilidade é bem simples, quando nos ajustamos a um estímulo ocorre mudanças nos sistemas, as estruturas do nosso corpo mudam para se ajustarem a aquele estímulo que o corpo sofre para que o mesmo sofra cada vez menos com o estímulo. Porém, se você para de receber determinados estímulos as estruturas que foram geradas não trabalham mais como antes, não se necessitando mais de estruturas tão desenvolvidas, assim, o organismo se livra dessas estruturas para que estas possam ser utilizadas em outros sistemas.