Geografia, perguntado por vh128296, 11 meses atrás

Como é a desigualdade social na América Latina

Soluções para a tarefa

Respondido por lethicia9212
8

Resposta:

No ano passado, o Coeficiente de Gini [índice internacional que mede as desigualdades sociais e o nível de concentração de renda] para rendimentos pessoais teve valor médio de 0,469 para 17 países da América Latina, valor considerado alto pela Cepal. Zero representa nenhuma desigualdade e 1 significa desigualdade máxima.

Intitulado Panorama Social, o relatório da Cepal menciona a distribuição de renda como sendo apenas uma das desigualdades da região. Outro problema é a estrutura da propriedade de ativos físicos e financeiros, considerado "fator fundamental para a reprodução da desigualdade".

Apesar de 14 países terem mecanismos oficiais de combate ao racismo, a Cepal destaca que esse grupo enfrenta desigualdades em todas as áreas de desenvolvimento. Com isso, os afrodescendentes sofrem as maiores taxas de mortalidade infantil e materna, de desemprego e recebem as menores rendas no trabalho.

Sobre as mulheres latino-americanas, o relatório adverte que seu tempo total de trabalho é superior ao dos homens, além de dedicar um terço de seu tempo ao trabalho doméstico e outros cuidados não remunerados.

Perguntas interessantes