Como é a adolescência indígena?Pf gente preciso p amanha!!! Dps se quiserem ajudo vcs!!
Soluções para a tarefa
Índios krikatis realizaram a tradicional Festa do Ceveiro, na aldeia indígena São José, localizada no município de Montes Altos, no sudoeste do Maranhão. A cerimônia marca a passagem da infância e adolescência para a fase adulta, e integra um conjunto de rituais, realizado periodicamente, para reforçar a identidade dos Krikatis.
Conforme matéria de João Rodrigues, publicada pelo jornal O Estado do Maranhão deste domingo (28), 21 pessoas, na faixa etária de 12 a 17 anos, participaram do ritual de passagem. Elas ficaram confinadas em uma oca móvel (ceveiro), feita de palha de palmeira, com aproximadamente três metros quadrados, durante três meses.
Nesse período, meninos e meninas só tiveram contato com seus guias, geralmente líderes de grupo, que ficam responsáveis por servir a alimentação, entregue na moradia improvisada, mas com direito a banheiro. A aldeira que sediou a cerimônia tem população aproximada de 1.080 índios.
Após o periodo de confinamento, eles são organizados em grupos ou partidos, todos identificados com nomes de caça, os índios se posicionaram no pátio da aldeia, local de festa. Um a um saem para o ceveiro para a cerimônia de libertação dos confinados.
Ao chegar até a moradia, parte do grupo aguarda enquanto o líder entoa uma cantoria, geralmente de braços levantados, uma espécie de louvação. Ato contínuo, as crianças e os adolescentes pertencentes àquela família e grupo deixam a oca e seguem o líder em direção a um local distant,e cerca de um metro da sede da aldeia, onde são pintados com tinta extraída de jenipapo e urucum (frutos). Os libertos também têm direito a uma refeição de cardápio variado, com caça, peixe e frutas.