"Como dizia o poeta Castro Alves, livro caindo na alma é chuva que faz o mar. Na alma da funcionária Aline Santos, o poema do cliente Luiz Carlos Garcia, 64, também fez desaguar: as lágrimas. A carta de Garcia, com 160 versos rimados, era uma reclamação por cobranças indevidas à Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal, a Caesb. Apesar de morar sozinho em uma casa em Brasília, o valor da conta mensal de água de Garcia atingiu R$ 1.150. Em vez de um telefonema raivoso ou de um e-mail malcriado, Garcia, que é consultor de projetos, escreveu: "O hidrômetro que marca e conta/a água que aqui consumo/é como fumaça que espalha/de um cigarro que não fumo." Ao longo do texto, Garcia conta que mora sozinho, faz um consumo modesto do serviço e, mesmo assim, a cobrança teria sido muito alta. "Nem para beber uso água/que da rede aqui deságua/das minerais me abasteço/e disso não guardo mágoa." Ele aponta então o responsável pelas falhas, "mui" respeitosamente: "A Caesb é empresa séria/não há dúvidas que eu levante então nessa minha história/o hidrômetro é o meliante". A carta, endereçada ao presidente da companhia, foi protocolada em março. Um dia depois, o cliente recebeu uma ligação do vice-presidente, que prometeu investigar o caso. Passado cerca de um mês, a carta chegou às mãos de Aline Santos, 46, encarregada de redigir uma resposta à altura. A empresa havia identificado um vazamento na rede e pretendia devolver, por meio de descontos, o valor já pago pelo "consultor poeta". Assim que leu o poema, na frente dos outros funcionários, Aline começou a chorar. "Todo mundo riu, eu sou frouxa mesmo", diz. Além de supervisora do escritório de atendimento ao cliente, ela é formada em letras e apaixonada por poesia. "O poema foi algo totalmente atípico. Me tocou porque me senti respeitada como empregada e como pessoa. Aline levou o texto de Garcia para casa e elaborou outro poema, como réplica oficial da empresa. "Vimos pelo presente documento/Apresentar os resultados apurados/Na esperança de que com esse intento/Encerremos seus desagrados." A funcionária da companhia diz que costuma escrever prosa –contos que ainda não saíram da gaveta–, e não poemas, mas que se esforçou para manter o estilo de Garcia". "Quis fazer uma homenagem. Ele humanizou uma relação comercial, e isso é fantástico", diz a supervisora. Garcia ficou surpreso com a resposta –"Uma gentileza maravilhosa"– e com as contas dos meses seguintes. Os valores caíram drasticamente até atingir R$ 127.
ESTARQUE, M. Cliente e empresa trocam poemas sobre reclamação em conta de água. Folha de S. Paulo. Disponível em: . Acesso em: 26/05/2016.
Agora, tomando como base o texto acima e seus conhecimentos sobre os conceitos sobre processos de leitura, assinale a alternativa correta.
Opções de pergunta 1:
a) Por estar exposto em um texto do gênero poético, não é possível compreender de maneira objetiva qual é o conteúdo de reclamação proposta por Luiz, conforme se infere da resposta de Aline.
b) Ainda que formulada em versos, a reclamação proposta por Luiz expressa de maneira compreensível o problema, a ponto de Aline, na condição de leitora ativa, compreender a enunciação e com ela interagir por meio de uma resposta.
c) A forma poética escolhida por Luiz para realizar uma reclamação criativa resultou numa contrapartida ofensiva por parte da empresa prestadora de serviços públicos, que não interagiu em conformidade com as expectativas do autor do poema.
d) Dotada de linguagem conotativa, a reclamação de Luiz se tornou objeto de interpretações diversas ao ponto de não ser possível uma ação da empresa no sentido de resolver o problema.
e) Pode-se afirmar que a resposta apresentada pela funcionária Aline demonstra que ela foi uma leitora passiva do texto poético proposto como reclamação por Luiz.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
b) Ainda que formulada em versos, a reclamação proposta por Luiz expressa de maneira compreensível o problema, a ponto de Aline, na condição de leitora ativa, compreender a enunciação e com ela interagir por meio de uma resposta.
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Lógica,
8 meses atrás
História,
11 meses atrás
Contabilidade,
11 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás