como define o conhecimento científico na sociologia?
Soluções para a tarefa
A sociologia do conhecimento científico é o estudo da ciência como atividade social, especialmente lidando com "as condições sociais e efeitos da ciência, e com as estruturas sociais e processos da atividade científica."[1] A sociologia da ignorância científica é complementar à sociologia do conhecimento científico.[2][3] Em comparação, a sociologia do conhecimento estuda o impacto do conhecimento humano e as ideias prevalentes nas sociedades e a relação entre o conhecimento e o contexto social em que ele surge.
Sociólogos do conhecimento científico estudam o desenvolvimento do campo científico e tentam identificar pontos de contingência ou flexibilidade interpretativa onde ambiguidades estão presentes. Essas variações estão ligadas a uma variedade de fatores políticos, históricos, culturais ou econômicos. Crucialmente, o campo não visa estabelecer relativismos ou atacar o projeto científico; o objetivo do pesquisador é explicar porque uma interpretação ao invés de outra, é bem sucedida devido a circunstâncias sociais e históricas externas.
O campo emergiu no fim dos anos 60 e início dos anos 70, e no início era uma prática quase que exclusivamente praticada no Reino Unido. Outros centros iniciais do desenvolvimento da áre estavam localizados na França, Alemanha, e Estados Unidos (notavelmente na Universidade Cornell).[4] Os principais teóricos incluem Barry Barnes, David Bloor, Sal Restivo, Randall Collins, Gaston Bachelard, Harry Collins, Paul Feyerabend, Steve Fuller, Thomas Kuhn, Martin Kusch, Bruno Latour, Mike Mulkay, Derek J. de Solla Price, Lucy Suchman e Anselm Strauss.