História, perguntado por MarcosGuimaraes06, 1 ano atrás

Como defender o governo na revolta da vacina

Soluções para a tarefa

Respondido por noelysomerhaldpd5f0x
3

A Revolta da Vacina é um movimento comumente citado como tendo sido uma reação de cunho exclusivamente popular, encorajada pelo descaso das autoridades para com a higiene e a saúde. Esse “abandono urbano” pelo qual passava o Rio de Janeiro não foi combatido apenas com soluções práticas e diretas de higienização de casas, ruas e mercados, mas com uma lei que instituiu a obrigatoriedade da vacinação, provocando desconforto popular diante da agressividade da medida, elemento, teoricamente, propulsor da revolta.

Entretanto, mais do que um movimento de indignação popular contra as decisões governamentais, a Revolta da Vacina no Rio de Janeiro determinou uma comoção sediciosa que emergiu em meio a um contexto de confrontos políticos entre as autoridades brasileiras, conflitos que foram relatados diariamente pela imprensa, pretensamente preocupada em zelar pela saúde pública e também em definir suas posições políticas. Diante disso, este escrito pretende analisar esse acontecimento a partir de um ponto de vista político, acentuando de que forma parte da imprensa da época entendeu a Revolta da Vacina.

O objetivo do presente trabalho é, portanto, entender a Revolta da Vacina a partir do jornal rio-grandino intitulado Echo do Sul1, jornal que se autodefinia, na época, apesar de seu caráter local, como uma folha.

Perguntas interessantes