Como Bruno pode ter pensado para resolver o cálculo dessa forma?
b) Quais são os conhecimentos matemáticos que ele ainda precisa construir para resolver o algoritmo tradicional de forma compreensível e adequada?
c) Que situações matemáticas o professor deverá criar para que esse aluno construa corretamente o algoritmo tradicional da adição? Que outro algoritmo o professor pode ensinar a esse aluno para que suas dúvidas sejam sanadas?
Soluções para a tarefa
Faltou o começo do enunciado. É esse:
Vamos compartilhar a nossa análise sobre uma situação comum de resolução de cálculos enfrentada por professores que trabalham com crianças de 3º e 4º ano, principalmente:
Bruno resolveu o cálculo 34 + 27 da seguinte maneira:
34
+ 27
511
a) Bruno somou as unidades (4 e 7), obtendo 11, mas não subiu o algarismo da dezena (1) para a próxima ordem. Por isso, ao somar as dezenas (3 e 2) obteve 5, em vez de 6.
b) Bruno precisa saber agrupar os algarismos em ordens. Ou seja, subir o algarismo da dezena para a ordem seguinte, quando houver.
c) O professor deve propor contas de adição com reagrupamento, para assim o aluno desenvolver essa habilidade.
O professor também pode ensinar ao aluno o algoritmo da multiplicação, em que, às vezes, também é necessário subir o algarismo da dezena para a ordem seguinte, quando há.