como as mudanças climaticas afetam o ciclo da água
Soluções para a tarefa
Resposta:
Quando a temperatura aumenta mais água evapora, mais geleiras se descongelam, o percurso dos ventos muda, há mais chances de haver precipitação. As rotas de massas de ar se alteram e pode levar grandes quantidades de água em forma de nuvem para lugares que não choviam muito, inundando-as ou não, ou desviando-as de lugares com chuvas esporádicas para lugares onde chove com mais frequência agravando mais a seca em um lugar e propiciando alagamentos em outros. Inclusive, pode causar o secamento de rios, o que interrompe a sua participação no ciclo da água.
Pouca precipitação também dificulta a infiltração de água em lugares que já havia uma maior frequência de chuvas, dificultando o reabastecimento de aquíferos e do lençol freático.
As regiões polares é de onde saem massas de ar frias. E a colisão entre massas de ar frias e quentes resulta em chuvas ou o desvio de outra massa de ar, podendo ser causado pelo degelo.
As massas de ar se alteram pela mudança na temperatura por causa da sua densidade: ar quente (moléculas mais afastadas) vai para cima, ar frio (moléculas mais unidas) vai para baixo. Esse movimento chamado de convecção térmica gera os ventos que podem ser alterados em sua trajetória.
Resposta:
Explicação:
As mudanças climáticas têm um impacto sobre o ciclo da água, levantando a questão de saber se devemos investir na adaptação a estes impactos ou centrar em questões mais prementes dos recursos hídricos, como a disponibilidade hídrica e saneamento para populações cada vez maiores? Se investir na adaptação às mudanças climáticas é uma prioridade, então é melhor para investir na proteção dos ecossistemas naturais ou no desenvolvimento de engenharia de infra-estrutura?