como as ciências sociais podem colocar em discussão as nossas certezas sobre o mundo na atualidade?
Soluções para a tarefa
Nossa percepção da realidade, nossas crenças e nossa visão de mundo é condicionado pelo "senso comum". O senso comum é um tipo de interpretação da realidade, uma direção que nos auxilia no mundo, mas ela é totalmente frágil, pois fundamenta-se nas experiências individuais, superstições e valores morais constituídos sem qualquer reflexão científica ou crítica.
As ciências sociais, a partir do método científico, propõe uma abordagem ampla, para além do nosso senso comum. As ciências Sociais, com suas três disciplinas básicas (sociologia, antropologia e ciências política) tocam em questões que nosso "senso comum" já nos dão como resolvida, nossas certezas mais íntimas.
Exemplo:
temos claro a concepção do que é uma família. Geralmente entendemos a partir do nosso exemplo concreto, "senso comum" a função do pai, da mãe, etc., mas nas pesquisas antropológicas, a partir do "método científico", classificaram diversos tipos diferentes de família humanas (havaianas, matriarcal, mono parentais etc..)
Então quando nos deparamos com esta estranheza, passamos por um "choque cultural", pois só tínhamos a nossa referência como verdade e não concebíamos outras possiblidades. Assim as ciências sociais Colocam em discussão as nossas certezas mais profundas.