Como as características do Big Five preveem comportamentos no trabalho? As pesquisas sobre essas cinco dimensões de personalidade encontraram importantes relações entre elas e o desempenho no trabalho. Fonte: ROBBINS, S.; JUDGE, T. A; SOBRAL, F.. Comportamento organizacional. 14. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010, p.131.
Sobre a medida de personalidade e o desempenho, analise cada fator de personalidade e associe-os com as respectivas características das pessoas que os apresentam em níveis altos.
I) Extroversão.
II) Amabilidade.
III) Conscienciosidade.
IV) Estabilidade emocional.
V) Abertura para experiências.
( ) Apresentam menores níveis de desvios de comportamento no trabalho.
( ) Apresentam maior longevidade e melhor desempenho em trabalhos com interações pessoais frequentes.
( ) Apresentam liderança aumentada e melhor desempenho em trabalhos em equipe. ( ) Apresentam bom desempenho no treinamento e são mais adaptáveis às mudanças.
( ) Apresentam menores níveis de estresse e maior satisfação pessoal e no trabalho. A partir das relações feitas anteriormente, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Soluções para a tarefa
Resposta:
R: II. III. I. V. IV
Explicação:
RExtroversão: o grau em que uma pessoa é sociável e falante.
Receptividade: grau em que alguém é confiável , tolerante, honesto, cooperativo e flexível.
Consciência: grau em que alguém é confiante e perseverante nas tarefas.
Estabilidade emocional: grau em que uma pessoa é autônoma, seguro e independente.
Abertura para experiências: grau em que uma pessoa é criativo, artístico e curioso. :
Resposta:
II - III - I - V - IV
Explicação:
Resposta correta: Alternativa correta, pois apresenta sequência adequada, visto que amabilidade (2) corresponde a pessoa que apresenta maior longevidade e melhor desempenho em trabalhos com interações pessoais frequentes. A conscienciosidade (3) se expressa em maior longevidade e melhor desempenho em trabalhos com interações pessoais frequentes. A extroversão (1) corresponde a liderança aumentada e melhor desempenho em trabalhos em equipe. A abertura para novas experiências (5) leva a bom desempenho no treinamento e maior adaptação às mudanças. A estabilidade emocional corresponde a pessoas com menores níveis de estresse e maior satisfação pessoal e no trabalho.