Como apresentado na vídeo-aula nº 4, a dose de ruído é calculada pela expressão: Onde: Dose = dose de ruído da exposição em decimais (para transformar em % basta multiplicar por 100); Cn = tempo de exposição a determinado nível de pressão sonora; Tn = tempo máximo de exposição a esse mesmo nível de pressão sonora. Em grupos, façam os cálculos abaixo e entregue ao professor tutor o exercício resolvido com o seu nome e as respostas. Um trabalhador ficou exposto durante 8 horas a um ruído de 87 dB(A). Pela Norma Regulamentadora NR 15, o tempo máximo que o trabalhador pode ficar exposto a esse Nível Sonoro é de 6 horas. Calcule a dose de ruído de ruído ao qual este trabalhador está exposto e responda se é preciso tomar alguma atitude com relação à proteção auditiva ou não.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Explicação passo-a-passo:
O que sabemos:
@ exposição do trabalhador de 8h
@ ruído de 87 dB (A) sendo o tempo máximo permitido 6h
@ de acordo com a NHO 01 da FUNDACENTRO, o limite de exposição ocupacional diário ao ruído contínuo ou intermitente corresponde à dose diária igual a 100%, ou seja, 1.
Vamos à fórmula da dose diária:
Dose diária = ( Cn/ Tn) x 100 => ( 8 / 6 ) = 1,3333 -> o valor é > 1
Para porcentagem: 1,3333 × 100 = 133,33
De acordo com a NHO 01 sempre que a dose diária de exposição a ruído contínuo ou intermitente for superior a 100%, o limite de exposição estará excedido e exigirá a adoção imediata de medidas de controle.
Perguntas interessantes
Português,
9 meses atrás
Biologia,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Pedagogia,
1 ano atrás