Como ajudar a biodiversidade?
Soluções para a tarefa
1-Repense o seu jardim. Muitas pessoas não sabem que estão contribuindo para a monocultura ao terem um jardim só de grama; elas preferem um vasto gramado por ser um ótimo lugar para crianças e bichos de estimação brincarem e por ser fácil de cuidar. No entanto, ter um jardim só de grama exclui outros tipos de plantas.
Considere transformar uma parte de seu gramado em uma área mais diversificada plantando flores, frutas ou vegetais, dependendo do tamanho do lugar.
2-Diversifique o jardim. Quanto maior for a diversidade, mais resistente ele será a pestes e pragas. Plante árvores florais, arbustos e outros tipos de plantas para atrair abelhas, borboletas e outros polinizadores. Escolha as flores nativas de sua região, trevos, alfafa e outros cultivos de cobertura de solo[2], pois estes atraem abelhas, nutrem o solo e previnem erosões.
Você pode escolher as pestes e ervas daninhas das quais quer se livrar através de uma variedade de plantas benéficas, melhorando o solo e fornecendo habitat para insetos necessários e outros animais.
3-Ame suas ervas-daninhas. Muitas plantas consideradas "ervas-daninhas" são favoráveis para a biodiversidade de seu jardim. Algumas são até comestíveis e podem ser um ótimo complemento para sua dieta. Mesmo que você não queira consumir essas ervas, muitos insetos poderão se alimentar delas, em vez de devorar seu gramado.
Algumas ervas podem impedir pragas de entrarem em uma determinada área.
Certamente você pode escolher quais ervas deixará em seu quintal; por exemplo, talvez você não queira manter heras-venenosas, mas deixar dentes-de-leão ou cardo. Estimular a biodiversidade não quer dizer deixar toda e qualquer espécie de planta ou animal livre em sua propriedade.
4-Consuma conscientemente. Além de promover a biodiversidade em seu próprio quintal, você pode incentivá-la regionalmente comprando uma variedade de frutas e vegetais locais. A maioria das áreas (mesmo as urbanas) têm mercados de produtores locais vendendo carne, pães, ovos, frutas, legumes, laticínios e outros produtos orgânicos em um só lugar.
Comprar mais mantimentos dos produtores locais promove a economia local, possibilita que você se informe sobre os detalhes do cultivo e produção dos alimentos que consome e cria a oportunidade de aprender mais sobre frutas e vegetais e conhecer variedades que nunca viu antes.Desenvolver um relacionamento com as pessoas que cultivam sua comida também possibilita pedir para que usem práticas diferentes, como usar pouco ou nenhum pesticida, não usar hormônios em animais e ter mais variedade de produto.