Biologia, perguntado por chrisbohrerr, 1 ano atrás

(FGV-2016) Uma característica genética de uma espécie animal, cuja determinação sexual obedece ao sistema XY, é condicionada por um par de alelos autossômicos recessivos. Foram cruzados dois indivíduos heterozigotos para essa característica. Sabendo que um dos indivíduos gerado apresenta o mesmo fenótipo dos pais, co m relação à característica analisada, a probabilidade de este indivíduo ser homozigoto e do sexo feminino é?
a) 1/2 b) 1/3 c) 1/4 d) 1/6 e) 1/8

Soluções para a tarefa

Respondido por guilhermesilvar
32

Olá

Foram cruzados dois indivíduos heterozigotos para essa característica, ou seja, os dois indivíduos são (Aa) o que segundo Mendel tem um proporção de 3/4 para a característica dominante e 1/4 para a característica homozigotia recessiva.

Para a caraterística de sexo a proporção probabilística é de 1/2 para homem ou mulher, como a questão pede, iremos realizar a multiplicação das probabilidades.

Assim temos:

P = (1÷2) × (1 ÷ 4)

P = 1/8 ou 0,125

logo a resposta correta é a letra (E).

Espero ter ajudado.

Respondido por 20victor03
29

Resposta: D

Explicação: "Foram cruzados dois indivíduos heterozigotos", logo Aa x Aa = AA, aa, Aa, Aa. Agora, de acordo com o enunciado "sabendo que um dos indivíduos gerado apresenta o mesmo fenótipo dos pais" como o fenótipo dos pais é dominate, elimanaremos "aa", pois é recessivo. A probabilidade de ser Aa, Aa, ou AA é 1/3 x 1/2 (sexo feminino) = 1/6

Perguntas interessantes