Biologia, perguntado por NickGomies, 1 ano atrás

Como agem os neurotransmissores durante as sinapses? resumem por favor.

Soluções para a tarefa

Respondido por anacoliveira39p3qpu0
18

Resposta:

Neurotransmissores são definidos como mensageiros químicos que transportam, estimulam e equilibram os sinais entre os neurônios, ou células nervosas e outras células do corpo. Esses mensageiros químicos podem afetar uma ampla variedade de funções físicas e psicológicas, incluindo frequência cardíaca, sono, apetite, humor e medo.

Bilhões de moléculas de neurotransmissores trabalham constantemente para manter o funcionamento do nosso cérebro, gerenciando tudo, desde a respiração até o batimento cardíaco, até os níveis de aprendizado e concentração.

Como os neurotransmissores funcionam

Para que os neurônios enviem mensagens por todo o corpo, eles precisam se comunicar uns com os outros para transmitir sinais. No entanto, os neurônios não estão simplesmente conectados uns aos outros. No final de cada neurônio há um pequeno espaço chamado sinapse e para se comunicar com a próxima célula, o sinal precisa ser capaz de atravessar esse pequeno espaço. Isso ocorre através de um processo conhecido como neurotransmissão.

Na maioria dos casos, um neurotransmissor é liberado do que é conhecido como o terminal do axônio após um potencial de ação ter alcançado a sinapse, um lugar onde os neurônios podem transmitir sinais uns aos outros.

Terminal de Axônio

Terminal de Axônio – Fonte: Wikipédia

Quando um sinal elétrico chega ao final de um neurônio, ele dispara a liberação de pequenos sacos chamados vesículas que contêm os neurotransmissores. Esses sacos derramam seu conteúdo na sinapse, onde os neurotransmissores se movem através do espaço em direção às células vizinhas. Essas células contêm receptores onde os neurotransmissores podem se ligar e desencadear mudanças nas células.

Após a liberação, o neurotransmissor atravessa a lacuna sináptica e se liga ao local do receptor no outro neurônio, estimulando ou inibindo o neurônio receptor dependendo do que o neurotransmissor é. Os neurotransmissores agem como uma chave e o local do receptor age como um bloqueio. Leva a chave certa para abrir bloqueios específicos. Se o neurotransmissor for capaz de funcionar no local do receptor, ele provocará mudanças na célula receptora.

Neurotransmissores excitatórios e inibitórios

Às vezes, os neurotransmissores podem se ligar a receptores e fazer com que um sinal elétrico seja transmitido pela célula (excitatório). Em outros casos, o neurotransmissor pode impedir que o sinal continue, evitando que a mensagem seja carregada (inibitória).

Pode ser degradado ou desativado por enzimas

Ele pode se afastar do receptor

Pode ser retomado pelo axônio do neurônio que o liberou em um processo conhecido como recaptura

Os neurotransmissores desempenham um papel importante no dia a dia e no funcionamento. Os cientistas ainda não sabem exatamente quantos neurotransmissores existem, mas mais de 100 mensageiros químicos foram identificados.

O que os neurotransmissores fazem

Os neurotransmissores podem ser classificados por sua função.

Então, o que acontece com um neurotransmissor depois que seu trabalho está completo? Uma vez que o neurotransmissor tenha tido o efeito projetado, sua atividade pode ser interrompida por diferentes mecanismos.

Neurotransmissores excitatórios

Esses tipos de neurotransmissores têm efeitos excitatórios no neurônio, o que significa que aumentam a probabilidade de o neurônio disparar um potencial de ação. Alguns dos principais neurotransmissores excitatórios incluem epinefrina e norepinefrina.

Neurotransmissores inibitórios

Esses tipos de neurotransmissores têm efeitos inibitórios sobre o neurônio. Eles diminuem a probabilidade de o neurônio disparar um potencial de ação. Alguns dos principais neurotransmissores inibidores incluem a serotonina e o ácido gama-aminobutírico (GABA).

Alguns neurotransmissores, como a acetilcolina e a dopamina, podem criar efeitos excitatórios e inibitórios, dependendo do tipo de receptores que estão presentes.

Respondido por mariarodrigues27
42

Resposta:

Explicação:

Os neurotransmissores são substâncias químicas que tem a função de passar informações de um neurônio para outro. Eles são mediadores químicos, além disso, atuam como neuro-hormônio

Perguntas interessantes