História, perguntado por Larissa82872, 10 meses atrás

Como agem os neonazistas nos dias atuais?

Soluções para a tarefa

Respondido por thathabragil089
5

Resposta:Neonazismo é a ideologia que faz o resgate de elementos do nazismo e surgiu após a Segunda Guerra Mundial. Os neonazistas escoram-se nos ideais nazistas, dando-lhes uma nova aparência em alguns casos, mas usam esses ideais para promover o ódio contra diferentes grupos da sociedade, tais como negros, judeus, católicos, mulheres feministas, anarquistas, comunistas etc.

O neonazismo surgiu na Europa dentro das alas radicais da direita e foi formado por antigos nazistas que sobreviveram à derrota do nazismo em 1945. Essa ideologia proliferou-se com o tempo em muitos grupos e associações, que atuavam na clandestinidade, mas também adentrou na política profissional com a formação de partidos que aglomeravam os neonazistas. Esses partidos utilizavam uma linguagem mais branda para mascarar a influência nazista.

Países como Alemanha, Itália, França e Inglaterra enfrentaram um grande crescimento desses grupos, que passaram a se expandir para diferentes partes do mundo. Atualmente, existem movimentos neonazistas em todos os continentes, sendo os Estados Unidos um dos países em que esse movimento teve grande crescimento. Segundo o Southern Poverty Law Center, instituição que acompanha grupos e organizações radicais nos Estados Unidos, existem atualmente no país cerca de 121 grupos neonazistas|1|.

Os neonazistas resgatam inúmeros elementos do nazismo, como a ideia de supremacia racial (a crença na suposta “superioridade” dos arianos) e o antissemitismo, portanto, há um ódio muito forte aos judeus nesses grupos. Além disso, os grupos neonazistas são caracterizados por um ultranacionalismo, o que os leva a assumir posições xenófobas.

Os neonazistas também são extremamente homofóbicos, além de assumirem posições misóginas (sobretudo contra mulheres assumidamente feministas) e manterem posições contrárias a grupos anarquistas e comunistas. Fazem exaltação a Adolf Hitler e assumem opiniões negacionistas em relação ao Holocausto.

Acesse também: O nazismo era de esquerda ou de direita?

Ideologia nazista

O culto a Adolf Hitler é um dos elementos centrais da ideologia dos neonazistas.**

O culto a Adolf Hitler é um dos elementos centrais da ideologia dos neonazistas.**

O nazismo foi um movimento político que surgiu na Alemanha em 1919 e foi fruto do colapso que o país enfrentava após a Primeira Guerra Mundial. A derrota humilhante na guerra e a forte crise econômica que atingiu o país abriram espaço para que um discurso populista da extrema-direita ganhasse força no país.

Antes da Primeira Guerra, inúmeros ideais ultranacionalistas, antissemitas e militaristas estavam em evidência na sociedade alemã, mas com todo o caos instaurado no país, esses ideais ganharam força. Dentro desse contexto, o historiador Richard J. Evans afirma que:

Foi nessa atmosfera de trauma nacional, extremismo político, conflito violento e sublevação revolucionária que o nazismo nasceu. […] A humilhação nacional, o colapso do império de Bismarck, o triunfo da social-democracia, a ameaça do comunismo, tudo pareceu justificar para alguns o uso de violência e assassinato para implementar medidas que pangermânicos, antissemitas, eugenistas e ultranacionalistas vinham defendendo desde antes da virada do século para a nação se recuperar.|2|

O Partido Nazista surgiu com o nome de Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães (uma estratégia para conquistar membros) e passou a ser liderado por Adolf Hitler em 1921. Depois de uma tentativa de tomar o poder na Baviera fracassar, Hitler foi preso e, após ser solto, retomou a reconstrução do partido, que alcançou o poder da Alemanha em 1933.

A ideologia nazista englobava diversos elementos, como:

Culto ao líder: Adolf Hitler era venerado como o único possível para salvar a Alemanha da crise econômica.

Antibolchevismo: o nazismo era um partido extremamente antimarxista e isso foi expressado por Hitler em discursos e escritos. O termo “antibolchevismo” faz referência direta à aversão do nazismo ao comunismo soviético.

Antissemitismo: os nazistas afirmavam que os judeus eram os grandes responsáveis por todas as desgraças que haviam atingido a Alemanha.

Supremacia racial: os nazistas acreditavam que os germânicos, nomeados como arianos, eram uma raça biologicamente superior e que, portanto, tinham mais direitos em relação às outras raças.

Antiliberalismo: o nazismo menosprezava o liberalismo, seja na forma que garantia as liberdades individuais e o funcionamento da democracia, seja também no capitalismo liberal (enxergado como uma área dominada pelos judeus, por isso, perversa).

Para ter acesso a informações mais detalhadas sobre a origem histórica do nazismo, os grandes acontecimentos históricos que envolveram o partido e uma explicação mais ampla sobre sua ideologia, sugerimos a leitura deste texto.

Explicação:

Respondido por DayIsa
1

Resposta:

Chuck, Tumba, Crânio, Lika, Mel, Vivi, Macaco, Sequestrado, Bulldog e Devastação se reuniram na estação Vergueiro do metrô de São Paulo, na tarde daquele domingo, 14 de junho de 2009. O plano era rumar em direção à 13ª Parada Gay para agredir homossexuais. Três milhões de pessoas percorriam a pé as 15 quadras entre o vão do Masp e a Praça Roosevelt para comemorar a diversidade sexual, e o grupo neonazista se misturou a elas.

Depois que a polícia liberou o trânsito na região, um grupo continuou a festa no Largo do Arouche. Chuck, Tumba e companhia foram junto. Às 21h40, uma bomba foi jogada para cima, na esquina da Avenida Vieira de Carvalho com a Rua Vitória. Era um explosivo de fabricação caseira, que misturava “dinamite ou substância de efeitos análogos”, como definiram os investigadores, com pedaços de cano de PVC, cacos de vidro e pregos. Os estilhaços atingiram até quem estava a 40 metros do local, na outra esquina. Quarenta pessoas ficaram feridas.

Perguntas interessantes