Geografia, perguntado por rafaelavieira41, 1 ano atrás

Como afeta a desigualdade entre as minorias na sociedade.

Soluções para a tarefa

Respondido por saugusto738p1oziv
5

Há muitos grupos sociais minoritários. Estes podem ser étnicos, religiosos, sexuais, políticos, etc. Muitas minorias sofrem exclusão social, desigualdade, preconceito e discriminação. Tais desigualdades sociais podem causar hostilidades entre setores de uma sociedade.

É possível que a maior parte de uma população seja constituída por uma minoria – um fenômeno denominado minorias majoritárias. Uma minoria majoritária é geralmente subordinada a uma minoria poderosa. Isso ocorreu na África do Sul durante o regime racista do apartheid: a maioria negra era subjugada pela minoria branca. Os negros eram segregados: não podiam frequentar os mesmos locais públicos, frequentar as mesmas escolas ou morar nos mesmos bairros que a população branca. Além disso, os negros eram proibidos de votar.

De acordo com a perspectiva sociológica, as minorias geralmente possuem um senso de identidade grupal (o conceito de pertencerem a um grupo)e de separação (o sentimento de isolação). Geralmente vivem em certas regiões de um país, em certas cidades e bairros. Por exemplo, muitos japoneses que imigraram para o Brasil se estabeleceram na cidade de São Paulo e no bairro da Liberdade.

Para preservar sua identidade cultural, a maioria das minorias valoriza a endogamia, ou seja, o casamento entre seus membros. Em muitos casos, o casamento com membros de outras minorias ou da maioria são condenados. A endogamia reduz a possibilidade de assimilação – a adoção de outra cultura por uma minoria.

Em uma democracia, é importante que as minorias participem e ajudem a influenciar a esfera pública do país onde vivem. É fundamental que se organizem para garantir seus direitos e para lutar por seus interesses. Essa é a forma mais segura de garantir o prevalecimento da igualdade e da justiça.  

Perguntas interessantes