como actua a força de coesão nas substâncias quando são submetidas a altas temperaturas
Soluções para a tarefa
Primeiro entenda: Quando acontece de uma substância passar de uma fase para outra, dizemos que ela mudou de estado físico ou estado de agregação da matéria, ou seja, houve uma mudança de estado ou mudança de fase.
Agora: Dependendo da intensidade das forças de coesão, uma substância está no estado sólido, líquido ou gasoso. O valor das forças de coesão é uma propriedade intrínseca de cada substância. Esta propriedade está relacionada à forma e estrutura das moléculas de cada substância. Uma característica importante das forças de coesão é que elas diminuem rapidamente quando a distância aumenta. Veja a imagem.
Conclusão: Tudo depende da substância na qual está sendo submetida a uma temperatura alta, então deixarei aqui as características da força de coesão de 3 estados (sólido, líquido e gasoso). Assim você pode escrever sua resposta dependendo da substância. Um exemplo para caso não tenha entendido: Se sua substância for a água, ou algo semelhante, em altas temperaturas ela irá virar vapor (ou seja, entrará em estado gasoso), então você vai na parte que expliquei sobre a força da coesão em estado gasoso, copia e cola, simples né? :)
Em sólidos
Em geral, nos sólidos, as forças de coesão são muito altas e ocorrem intensamente nas três direções do espaço.
Relacionado: Eletricidade Dinâmica: Como é Produzida, Tipos, Exemplos
Assim, se uma força externa é aplicada a um corpo sólido, apenas pequenos deslocamentos das moléculas ocorrem entre eles.
Além disso, quando a força externa desaparece, as forças de coesão são fortes o suficiente para retornar as moléculas à sua posição original, recuperando a posição anterior à aplicação da força.
Em líquidos
Pelo contrário, nos líquidos, as forças de coesão são altas apenas em duas direções espaciais, enquanto são muito fracas entre as camadas de fluido.
Assim, quando uma força é aplicada na direção tangencial de um líquido, essa força quebra as ligações fracas entre as camadas. Isso faz com que as camadas do líquido deslizem umas sobre as outras.
Então, quando a aplicação da força termina, as forças de coesão não têm força suficiente para retornar as moléculas líquidas à sua posição original.
Além disso, a coesão nos líquidos também se reflete na tensão superficial, causada por uma força desequilibrada direcionada para o interior do líquido, atuando nas moléculas da superfície.
Da mesma forma, a coesão também é observada quando ocorre a transição do estado líquido para o estado sólido, devido ao efeito da compressão das moléculas líquidas.
Nos gases
Nos gases, as forças de coesão são desprezíveis. Dessa maneira, as moléculas dos gases estão em constante movimento, pois, quando apropriado, as forças de coesão são incapazes de mantê-las unidas.
Portanto, nos gases, as forças de coesão só podem ser apreciadas quando o processo de liquefação ocorre, o que ocorre quando as moléculas gasosas são comprimidas e as forças atrativas são suficientemente fortes para que a transição de estado ocorra. gasoso para o estado líquido.
Obs: É atua não "actua"
Obrigada por ter lido até aqui, volte sempre!