Geografia, perguntado por mikaellysantos0905, 10 meses atrás

como aconteceu a imigração africana para o brasil? explique.​

Soluções para a tarefa

Respondido por mentor360
6

Resposta:

Em decorrência do tráfico negreiro, entre meados do século XVI até a sua extinção, em 1850, entre 4 e 5 milhões de africanos foram trazidos ao Brasil na condição de escravos, o que torna o Brasil o país que mais recebeu africanos em toda a História.

Explicação:

A IMIGRAÇÃO AFRICANA NO BRASIL

3 de maio de 2015

Elementos de herança africana estão presentes na identidade e no comportamento do brasileiro, marcando a cultura nacional.

A presença africana no Brasil começa em um capítulo triste da história. As levas de escravos que chegaram ao País são consideradas um movimento migratório, apesar de forçado, e aconteceram a partir do século XVI, trazendo prioritariamente moradores do Sul do continente africano. Países como Angola, Guiné, Benin, Nigéria e Moçambique estão entre os que mais enviaram imigrantes a terras brasileiras.

O ápice do tráfico negreiro ocorreu em 1845 e, embora não seja possível precisar a quantidade exata de escravos que entraram no Brasil, estima-se que tenha girado em torno de cinco milhões. Os africanos tiveram, nesse período, colaboração fundamental para o desenvolvimento econômico brasileiro pelo trabalho em engenhos de açúcar, fazendas de criação, plantações de algodão e fazendas de café.

Hoje em dia, tendo em vista o fato de vários países da África terem o português como idioma oficial, o Brasil torna-se um dos pontos prioritários de refúgio para africanos que fogem de situações de guerra civil, como é o caso de Angola. Além disso, políticas de cooperação e parceria entre o Brasil e países do continente africano também se refletem no constante intercâmbio estudantil realizado por africanos em universidades brasileiras. E nem poderia ser diferente, já que, felizmente, o regime escravocrata foi apenas um trágico capítulo da importante e rica influência dos elementos africanos sobre cultura brasileira. Os negros são um elemento fundamental da comentada mestiçagem do povo brasileiro, são parte integrante da herança genética e cultural do País, em uma relação cujos elementos fazem-se presentes em diversos setores.

Alguns fatores importantes de influência africana

Linguagem: palavras como cachaça, moleque, quindim, jiló, macumba, marimbondo, cochilo, tanga, samba, maxixe, acarajé, canjica, estão entre as heranças africanas presentes no Brasil.

Culinária: vatapá, acarajé, angu, mingau, pamonha, canjica, café e banana são algumas das iguarias herdadas da África e adaptadas ao cardápio brasileiro. O azeite de dendê é outra influência gastronômica africana, como a feijoada, que era preparada pelos escravos com as sobras dos senhores da fazenda e hoje é um dos elementos típicos da culinária brasileira.

Música e Dança: é garantida pela herança africana a presença de instrumentos como a zabumba, o afoxé, o agogô e o berimbau, presentes no samba e na capoeira, originária dos redutos de escravos. Algumas danças populares nordestinas também foram trazidas pelos negros.


mentor360: Obr pela "melhor resposta" ;^;
Perguntas interessantes