como acabar com o preconceito na dança?
Soluções para a tarefa
Resposta:
COMO AJUDAR A EVITAR O PRECONCEITO EM QUALQUER SALA DE AULA: 5 DICAS PARA APLICAR
1. LEVE DIVERSIDADE CULTURAL PARA A SALA
Levar para a sala de aula adereços sobre diferentes culturas é uma ótima forma de fazer com que os alunos saibam que existe uma diversidade entre povos e regiões no país. Se os estudantes apenas lerem nos livros, pode ser que essa diferença não fique tão clara para eles. Permita que sintam, ouçam, vejam e conheçam itens interessantes, como:
· palavras e dialetos;
· músicas;
· contos populares;
· histórias de imigrantes;
· instrumentos musicais, entre outros.
Dessa forma, fica mais fácil engajar os seus alunos.
2. EXPONHA OS ALUNOS A DIFERENTES PESSOAS E AMBIENTES
Caso a escola consiga, leve-os a uma viagem de campo. Essa é uma ótima forma de inovar em suas aulas. Exemplos de lugares interessantes de se conhecer:
· feira étnica;
· restaurante especializado em comida típica de outra região;
· vizinhança onde tenha mais diversidade.
O importante é mostrar aos estudantes que o mundo é cheio de pessoas e culturas diferentes, e que devemos respeitar cada uma delas. Assim, fica mais fácil evitar o preconceito tanto em sala de aula como fora dela.
3. IMPLEMENTE LIÇÕES EXPLÍCITAS SOBRE RACISMO E RESOLUÇÃO DE CONFLITOS
Não podemos fingir para as crianças que não existem problemas e desafios relacionados a diferentes culturas e etnias, que precisam ser superados. Por isso, mostre aos seus alunos exemplos que retratam algumas situações de preconceito e explique que é essencial combatê-lo para vivermos em um mundo que seja melhor para todos.
4. CONVERSE COM OS ESTUDANTES SOBRE JUSTIÇA SOCIAL
Mostre aos seus alunos o trabalho de organizações e movimentos que promovem a tolerância e a compreensão entre as pessoas. Também é muito interessante discutir algumas opções de carreira que envolvam esse tipo de atividade.
5. USE LIVROS PARA EXPLORAR TÓPICOS DIFÍCEIS
Os livros oferecem inúmeros caminhos e abordagens para apresentar aos estudantes assuntos mais densos ou subjetivos, além de permitir que eles tenham autonomia para interpretar as informações e formar uma opinião a respeito. É interessante, também, usar em sala de aula algumas opções que compartilhem experiências pessoais de indivíduos, como livros de biografia, por exemplo.
Além de incentivar a leitura individual, é preciso envolver os alunos em discussões sobre o que foi abordado no livro, para que eles compartilhem o que aprenderam e tenham a oportunidade de ouvir outros pontos de vista. Durante esses momentos, o professor deve ajudar a desconstruir alguns conceitos, como o de que a cor bege pode ser chamada de cor da pele.
Trabalhar com os alunos para evitar o preconceito em sala de aula é muito importante na sociedade em que vivemos. Mobilizar os conhecimentos sobre nossa sociedade, sua história e cultura, assim como desenvolver competências socioemocionais, são medidas que ajudam a incentivar os alunos a adotarem o respeito e a integração das diferenças.
Espero que tenha ajudado!