ENEM, perguntado por Annabatrix427, 1 ano atrás

Como a Terra é bela! Certos estavam os teólogos e astrônomos antigos em colocá-la no centro do universo! Os astrônomos modernos e os geômetras se riram da sua ingenuidade e presunção... Ora, a Terra, essa poeira ínfima perdida em meio a bilhões de estrelas e galáxias – o centro em torno do qual todo o universo gira? Mas eles, cientistas, não sabem que há duas formas de determinar o centro. Pode-se determinar o centro com o cérebro e pode-se determinar o centro com o coração. O cérebro mede o espaço vazio com réguas e calculadoras para assim localizar o seu centro geométrico. Mas, para o coração, o centro do universo é o lugar do amor. Para o pai e a mãe, qual é o centro de sua casa? Não será o berço onde o filhinho dorme? E para o trabalhador na roça, cansado e sedento, o centro do mundo não é uma fonte de água fresca? Chove e faz frio. A família inteira se reúne em torno da lareira, onde o fogo crepita. Ali se contam estórias... E sabe o apaixonado que o centro do mundo é o rosto de sua amada, ausente... Recebi de um amigo, via Internet, uma série de fotografias da Terra, tiradas de um satélite. Vinha tudo com o nome de "A Bela Azul". Que lindo nome para a nossa Terra! Porque é com a cor azul que ela aparece. Lembrei-me de um verso de Fernando Pessoa: "... e viu-se a Terra inteira, de repente, surgir, redonda, do azul profundo". O filósofo Niezstche também era um apaixonado pela Terra. Dizia que era uma deformação do espírito ficar lendo um livro em casa, num dia luminoso, quando a natureza está lá fora, fresca e radiante. É possível imaginar que ele, que proclamou a morte de Deus, tenha secretamente elegido a Terra como seu objeto de adoração. Mas agora anunciam os cientistas que a Bela Azul está agonizante... 26. O autor afirma, no primeiro parágrafo: Certos estavam os teólogos e astrônomos antigos (...). Com essa afirmação, pretende ele A) menosprezar a legitimidade das investigações e das conclusões científicas. B) provar que os astrônomos antigos colocavam a emoção acima da razão. C) iniciar uma argumentação na qual relativiza o peso das verdades racionais. D) concluir sua tese de que as propriedades do universo derivam do amor. E) demonstrar seu respeito pelos sábios antigos, mais sensíveis que os atuais.

Soluções para a tarefa

Respondido por jalves26
4

Com essa afirmação, pretende ele:

C) iniciar uma argumentação na qual relativiza o peso das verdades racionais.

> O autor fala que os teólogos e astrônomos antigos estavam certos em colocar a Terra como centro do universo porque pretende iniciar uma discussão sobre a importância das verdades racionais.

O autor considera que o coração (lê-se a emoção) também pode ser usado como parâmetro para determinar um fato, não apenas o cérebro.

Não é que os astrônomos antigos colocavam a emoção acima da razão ou eram mais sensíveis. Ele também não pretende fazer pouco caso da ciência.

Ele quer mostrar que o "centro", ou seja, o que é mais importante, é algo relativo.

Perguntas interessantes