Como a revolução Meije contribuiu para o desenvolvimento econômico do Japão e torna-lo uma nação imperialista ? Obs:pequeno resumo ,por favor
Soluções para a tarefa
Em 1867, o Japão , com o imperador Mutsuhito, deu ínicio à era Meiji (progresso, nova luz). Para lutar contra a presença de outros países, o japão desenvolveu estruturas muito fortes que , aliadas a outros fatores, possibilitaram sua transformação em potência. A revolução Meiji provocou em poucos anos uma imensa transformação social. Os daimiôs - senhores proprietários de terras- perderam seus privilégios e seus poderes. Os samurais, deixando de receber pensões dos daimiôs e submetidos ao serviço militar, forneceram os quadros do Exército, da Administração e da polícia. O estado, verdadeiramente centralizado que se formou, impulsionou as mudanças econômicas. Foram construídas rede ferroviária, frota mercante e rede telegráfica. A industrialização começou no setor têxtil. A construção naval foi o outro salto da industrialização. Os grandes grupos econômicos monopolizadores -Zaibatzus- atendiam às necessidades do país e começaram a exportar notadamente tecidos. O crescimento industrial, gerando novos recursos, permitiu o rápido aumento populacional.
O capital inglês foi importante na modernização do japão devido à rivalidade anglo-russa na Ásia, já que a expansão russa constituía um perigo aos interesses ingleses na China, no Tibete e em outras regiões asiáticas. Por isso, a Inglaterra tinha interesse em fazer do Japão um país forte e aliado, visando a impedir o poderio russo no Extremo Oriente.
Como vitorioso da Guerra Sino-Japonesa (1894-95), o Japão atuou na partilha da China e, vencendo os russos em 1904/1905, adquiriu a Manchúria e a Coreia, surgindo assim, como potência oriental.
Mas a potência oriental do pacífico teve outro concorrente no século XX, interessado tanto na Ásia quanto na América Latina: os EUA.
Ufa, demorei mas ta aí... espero ter ajudado :)