Como a paleontologia ajudou na classificação dos seres vivos?
Soluções para a tarefa
A informação sobre a vida do passado geológico está contida nos fósseis e na sua relação com as rochas e os contextos geológicos em que ocorrem. O mundo biológico que hoje conhecemos é o resultado de milhões de anos de evolução. Assim, só estudando paleontologicamente o registo fóssil - o registo da vida na Terra - é possível entender e explicar a diversidade, a afinidade e a distribuição geográfica dos grupos biológicos atuais. Aplicação das leis da Anatomia Comparada, comprovou o fenômeno da extinção e da sucessão biótica. Estas leis permitiram as reconstruções paleontológicas dos organismos que frequentemente eram encontrados no registo fossilífero somente de forma fragmentada, ou mesmo, apenas algumas partes fossilizadas.
Muitas das vezes o trabalho de estudo dos fósseis faz com que a comparação dos animais sejam definidas.. Na anatomia comparada, as partes dos fósseis são descritas e comparadas às de esqueletos de animais existentes atualmente. Essa comparação pode ser feita com espécies diferentes ou parecidas, nas quais o pesquisador busca as diferenças e semelhanças entre seus esqueletos. “O fóssil de mamute, por exemplo, é comparado com a ossada de um elefante dos nossos tempos. Nesse processo, são descritas as semelhanças e as diferenças entre as estruturas desses animais”,
De uma maneira muito simplificada, um paleontólogo estuda os restos ou vestígios de seres vivos desde o início da vida a geologia e paleontologia que ajudaram a encontrar e explorar os recursos naturais, como o carvão.