como a obesidade se desenvolve
Soluções para a tarefa
Resposta:
Como se desenvolve ou se adquire: Aspectos genéticos, ambientais e comportamentais são associados ao ganho de peso. Porém, o aumento da ingestão alimentar e a redução da atividade física são as principais causas. O peso é o balanço de tudo o que se come e de tudo o que se gasta.
Explicação:
Tem cura?
Para controlar a doença, segundo o COD do Hospital Oswaldo Cruz, é necessário que a pessoa mude seu estilo de vida, ou seja, que faça reeducação alimentar e que comece com alguma atividade física.
Com essas ações controladas, permanentes e conjuntas, a pessoa pode sair do quadro de obesidade e ter uma melhora na qualidade de vida. De qualquer forma, é necessária a ajuda de um especialista neste acompanhamento.
Tratamento para obesidade Para o tratamento da obesidade, os médicos devem observar os fatores de risco existentes para entenderem qual é a gravidade da situação do paciente, segundo a SBEM.
Com isso, eles vão conseguir indicar o melhor tratamento para cada um. De qualquer forma, é importante frisar que a terapia para obesidade deve ter o objetivo da diminuição do peso, mas também deve levar em consideração a melhora em relação aos riscos cardiovasculares e qualidade de vida.
Alimentação saudável Segundo o COD do Hospital Oswaldo Cruz, não há como não pensar em reeducação alimentar quando se faz um tratamento para obesidade. Com a alimentação adequada, a ingestão calórica diminui e isso afeta no ganho de peso, desde que esteja aliada a uma prática regular de exercícios.
Prática de atividade física Antes de mais nada, os profissionais orientam que a atividade física é qualquer movimento corporal produzido por músculos e esqueletos que resulta em um gasto energético.
A partir desta premissa, com a prática regular e constante dessas atividades, além do paciente melhorar o condicionamento físico, ele também sentirá diminuição no apetite, melhora do perfil de gordura, aumento da ação da insulina e melhora da autoestima e sensação de bem-estar.
Medicamentos Segundo a ANS, o objetivo do tratamento com medicamentos é a perda de 10% do peso corporal, o que melhoraria algumas das complicações da obesidade, como a hipertensão e diabetes.