Biologia, perguntado por jessicatricolor, 1 ano atrás

como a mutação ajuda a explicar a diversidade dos seres vivos?

Soluções para a tarefa

Respondido por brenovictor97
38
A mutação gênica acaba por oferecer aos indivíduos variabilidade dentro de uma mesma espécie. As mutações podem contribuir beneficamente para a adaptação do seres nos ambientes em que vivem, fazendo com que estes tenham melhores condições de propagarem a espécie, uma vez mais aptos. Outras são desfavoráveis, dificultando a sobrevivência e perpetuação. De modo geral, as variações são transmitidas aos descendentes, acumulando-se com o tempo, dando origem a grandes diferenças. Assim, novas espécies podem surgir a partir das antigas. Esse é um dos principais argumentos do darwinismo, complementado pelo neodarwinismo com a combinação da genética clássica com a teoria de Darwin sobre a evolução por seleção natural. Espero ter ajudado!

jessicatricolor: o nome é mutação gênica mesmo?
Respondido por Usuário anônimo
16
As mutações podem ocorrer nas células somáticas ou germinativas (formadoras de gametas)podem trazer prejuízos e serem deletérias, podem não alterar a vida do grupo, mas também podem ser vantajosas, e garantir condições favoráveis tornando alguns indivíduos mais aptos no ambiente.

Essas mudanças genéticas associadas a isolamentos geográficos, por separação de placas da crosta terrestre, formação de cadeia de montanhas ou escolha sexual fizeram com que surgissem grupos distintos e machos com aparências diferenciadas da fêmea na própria espécie. 
Perguntas interessantes