Português, perguntado por yasmimguarino2012, 1 ano atrás

Como a mulher amada é caracterizada no soneto? E o eu lírico
Essa característica da mulher corresponde a uma idealização? Por quê ?

Soluções para a tarefa

Respondido por daianawicca12peaasz
32

A mulher amada é caracterizada como uma "senhora", cuja presença, entre outras mulheres, faz com que estas pareçam menos belas e puras. Ela também é apresentada como alguém de "soberana altura", cuja graça animosa tem o poder de elevar aos céus a alma de quem a contempla. O eu lírico, por sua vez, é alguém que se enamora cada vez mais ao contemplar a manifestação de perfeição de sua senhora. Bendiz o momento e o lugar em que pôde ver tanta beleza  e ordena à sua alma que agradeça por tão  grande honra. A visão da mulher como símbolo de perfeição é típica do classicismo, já que essa idealização é o que permite a manifestação do amor neoplatônico.

https://literaturaintegracao.files.wordpress.com/2013/09/doc3.pdf de onde foi tirado a resposta acima.....


daianawicca12peaasz: https://literaturaintegracao.files.wordpress.com/2013/09/doc3.pdf referência.....
Respondido por heloisagoncalves745
0

A mulher amada do soneto Quem vê, Senhora, claro e manifesto, de Luís Vaz de Camões, é caracterizada respeitosamente como uma senhora digna de todo o respeito, amor e admiração, devido à beleza, que poderia cegar quem a observa, e também por seus trejeitos.

O eu lírico, por sua vez, é caracterizado como submisso à figura da mulher amada, podendo lhe dar tudo o que é seu, refletindo, então, um idealismo, pois não existiria outra mulher no mundo que atendesse aos seus critérios, sendo a mulher amada a personificação de tudo o que fosse ideal.

Quem vê, Senhora, claro e manifesto, de Luís Vaz de Camões

Dentre os expoentes da literatura portuguesa, o destaque é certamente para Camões, um autor que prezava pelas estruturas clássicas em suas obras, algo devido à influência ainda vigente do renascimento, trazendo textos épicos e líricos, especialmente, que em razão da especificidade são denominadas camonianos.

Segue um trecho do soneto Quem vê, Senhora, claro e manifesto, de Camões:

O lindo ser de vossos olhos belos,

Se não perder a vista só em vê-los,

Já não paga o que deve a vosso gesto.

Aprenda mais sobre as obras de Luís Vaz de Camões: brainly.com.br/tarefa/5738652

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes