Biologia, perguntado por vanderleia2906123, 1 ano atrás

como a membrana plasmática colabora para manter constante a composição da célula?

Soluções para a tarefa

Respondido por TarcísioNC
132
A membrana plasmática pode ser considerado um mecanismo de extrema importância para a célula! Consagrada com o mecanismo de permeabilidade seletiva, a membrana plasmática é capaz de definir o que entra e sai do seu interior. A osmose, por exemplo, é um mecanismo de fundamental importância para que haja o equilíbrio de água capaz de dissolver o soluto presente em seu hialoplamsa. É dessa forma, que, como tantos outros processo de transporte, a membrana plasmática pode ajudar ativamente para a homeostase e manter constante a composição celular. Não esquecendo também que por englobar todo o exoesqueleto essa ajuda a proteger a celular de invasores, atribuindo papel de defesa às organelas presentes!
Respondido por ezequielcordeiro
38
De forma simples, podemos definir a membrana plasmática como envoltório celular. Este envoltório será o responsável pela forma da célula e pelas substâncias que entram e saem dela. 


Sua composição química é lipoprotéica (gordura + proteína), porém, esta não se dá de forma homogênea. 

Há dois tipos de substância que atravessam a membrana plasmática: as hidrossolúveis e as lipossolúveis. 

As substâncias hidrossolúveis chegam ao interior das células somente após atravessarem os poros contidos nas proteínas transportadoras. Contudo, este transporte somente ocorrerá se estas substâncias forem menor do que o tamanho do poro desta proteína. 

No caso das substâncias lipossolúveis, estas atravessam a membrana plasmática bem mais facilmente, pois a maior parte da membrana plasmática é formada por lipídeo. Aqui, as substâncias não necessitam ser pequenas, necessariamente, para chegarem ao interior da célula. 

Este processo de entrada e saída de substâncias através da membrana plasmática são conhecidos como transporte passivo (difusão e osmose) e transporte ativo (endocitose, fagocitose, exocitose). 

Curiosidade: As substâncias hidrossolúveis que atravessam a membrana plasmática são: água (H2O), oxigênio (O2), gás carbônico (CO2), uréia, vitamina C, glicose, ácido salicílico, ácido láctico, proteínas pequenas (menores que o tamanho dos poros das proteínas transportadoras), aminoácidos e sais minerais

Perguntas interessantes