Como a luz é um fator abiótico fundamental para desenvolvimento dos ecossistemas?
O que aconteceria se nosso planeta ficasse por um período prolongado sem luz solar?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- Em ecologia, denominam-se fatores abióticos (AO1945: factores abióticos) todas as influências que os seres vivos possam receber em um ecossistema, derivadas de aspectos físicos, químicos ou físico-quimícos do meio ambiente, tais como a luz e a radiação solar, a temperatura, o vento, a água, a composição do solo, a pressão e outros.
2- Se este astro sumisse de repente, a luz natural incidente desapareceria, e dentro de poucos dias a Terra ficaria gelada. Tudo que constitui nosso planeta ficaria gelado: rios, mares, plantas e nós humanos. O processo não seria instantâneo, considerando que o planeta contém energia amarzenada, pois a Terra absorve calor do sol. Seria como um pôr do sol, quando a temperatura cai lentamente.
Explicação:
espero ter ajudado
Resposta:
Sem luz não existiriam os seres mais importantes dos níveis tróficos.
Explicação:
Em todos os ecossistemas, há uma teia alimentar. Porém por mais complexa que seja essa teia, quem sempre estará no topo energético, ou seja, quem será o produtor, será sempre os seres autotróficos (aqueles que produzem seu próprio alimento através da fotossíntese ou quimiossíntese).
Todos os seres, por mais que não dependam diretamente dos seres autótrofos (ou autotróficos) dependem indiretamente, afinal esse ser já serviu de alimento para outro que veio a ser o seu alimento.
Entre os variados problemas que poderiam vir a ocorrer (sem a luz solar) além da falta de alimento para quase a totalidade dos seres, seria também a falta de oxigênio no ar que respiramos, uma vez que os seres fotossintetizantes captam CO₂ da atmosfera e são responsáveis pela disponibilidade de Oxigênio na atmosfera. (O fitoplâncton são os pulmões da terra).