Biologia, perguntado por henriquesilva5378, 11 meses atrás

como a linfa e posta em circulação no corpo?

Soluções para a tarefa

Respondido por jungkookebruna
0

Parte do plasma sanguíneo sai dos capilares sanguíneos para os tecidos, formando o líquido intersticial. As células absorvem parte do líquido intersticial e o resto entra nos capilares linfáticos, formando a linfa. Os vasos linfáticos acabam desembocando na circulação sanguínea.

Assim, a circulação linfática tem vasos próprios, cuja função é drenar os tecidos (via centrípeta). A distribuição centrífuga é feita pelas artérias e capilares sanguíneos. Ao longo dos vasos linfáticos há inúmeros gânglios linfáticos, nos quais se concentram linfócitos.

Também fazem parte do sistema linfático o timo, o baço e as tonsilas (amígdalas), alguns dos órgãos de nosso corpo nos quais se concentra a defesa contra invasores.

Linfa é, então, um tecido fluido, que penetra nos vasos linfáticos. Ela drena para o sangue venoso, através dos dutos torácicos e linfático direito. Ela contém fatores coagulantes e coagula quando imobilizada; seu conteúdo de proteína é, geralmente, menor que o do plasma, variando em função da região da qual a linfa provém.

Coração - sangue venoso e arterial

O sistema linfático drena o parênquima pulmonar e o tecido do corpo por meio de uma rede de vasos que desembocam no sistema venoso. Os vasos linfáticos possuem válvulas e passam, normalmente, por nódulos linfáticos durante o seu percurso.

Deve-se considerar o fato de que o fluido também contém proteínas que atravessam as paredes dos capilares e que retornam ao sangue, por via linfática. Gorduras insolúveis na água são absorvidas do intestino para os vasos linfáticos e a linfa do duto torácico, depois de uma refeição, tem aspecto leitoso, porque é alto o seu conteúdo em gorduras.

Ao longo dos vasos linfáticos são encontradas certas formações denominadas gânglios, que atuam na defesa do organismo. Eles produzem linfócitos, os quais penetram na circulação principalmente através dos vasos linfáticos e existe um apreciável número deles na linfa do duto torácico.

As tonsilas e o baço são órgãos que também pertencem ao sistema linfático, pois produzem linfócitos e participam dos mecanismos de imunidade do organismo.

O baço participa também do processo de destruição de hemácias velhas e armazena o ferro da hemoglobina para reutilização na produção de novas hemácias. É um órgão de cor vermelho escura, localizado acima do rim esquerdo.

O baço é o maior acúmulo de tecido linfoide do organismo. Em virtude de sua riqueza em células fagocitárias e do contato íntimo entre o sangue e suas células, o baço representa um importante órgão de defesa contra microrganismos que penetram no sangue circulante. Apesar de exercer importantes funções, o baço pode ser removido sem prejuízo para o indivíduo, pois outros órgãos suprem sua falta. Após a sua retirada, observa-se um aumento temporário do número de linfócitos no sangue, devido a uma compensação excessiva por parte de outros órgãos linfoides (linfonodos). A função hematopoiética será exercida pela medula óssea, fígado e linfonodos, órgãos ricos em células fagocitárias.

Dinâmica do fluxo sanguíneo e linfático

Os vasos sanguíneos formam um sistema fechado de tubos que conduzem o sangue do coração até os tecidos e novamente de volta para o coração. Parte do líquido intersticial entra nos vasos linfáticos, sendo através deste levado ao sistema vascular.

O fluxo do sangue pelos vasos é mantido, em primeiro lugar, pela ação de bomba do coração, mas também, no caso da circulação sistêmica, pelo recuo diastólico das paredes arteriais, por compressão das veias pelos músculos esqueléticos durante o exercício e pela pressão intratorácica negativa durante a inspiração.

A resistência de fluxo depende em menor grau da viscosidade do sangue, mas em maior grau do diâmetro dos vasos, principalmente das arteríolas.

O sangue corre, evidentemente, da região de maior pressão para a de menor pressão, com exceção de certas situações nas quais a inércia mantém passageiramente o fluxo. O fluxo é, em qualquer parte do sistema vascular, igual à pressão efetiva de perfusão nessa região, dividida pela resistência.

.


henriquesilva5378: qual parágrafo especialmente ta a resposta
Perguntas interessantes