História, perguntado por tvluisalpsp7jhi4, 11 meses atrás

como a Inglaterra conseguiu romper a barreira comercial com o império chinês?

Soluções para a tarefa

Respondido por Lud10000
14
1 resposta · História 

 Melhor resposta

A Guerra do Ópio foi forjada pela Grã-Bretanha justamente pra romper este certo protecionismo chinês que prejudicava os interesses imperialistas, não só britânicos, mas de todos europeus, além dos japoneses e estadunidenses! 

Fonte 1 
Em meados do século XIX a Inglaterra era a potência européia mais desenvolvida. Por isso exigia, para a colocação de seus produtos, mercados cada vez maiores. A China e a Índia, extremamente populosas, exerciam forte atração sobre os mercadores ingleses. Mas enquanto a Índia comerciava abertamente, a China não demonstrava interesse algum pelas mercadorias européias. Os produtos chineses, tais como a seda, o chá e a porcelana alcançavam bons preços na Europa, mas os produtos europeus não conseguiam entrar no mercado chinês. 

Fonte 2 
Os britânicos consideram esses atos como um insulto a sua nação. Eles também viam no conflito uma oportunidade de combater as restrições chinesas ao comércio exterior. Os britânicos retaliaram contra o governo chinês, dando início a Guerra do ópio. As forças chinesas, mal organizadas e munidas de armas antiquadas, perderam várias batalhas para o moderno exército e marinha britânica. Finalmente, após três anos de guerra, a China se rendeu e cedeu às exigências da Grã-Bretanha. 

Continua... Acesse fontes!

Perguntas interessantes