História, perguntado por juliattorga33, 11 meses atrás

Como a forma com que os europeus enchergavam os indios afetam a nossa visao sobre eles nos dias de hoje?

Soluções para a tarefa

Respondido por rosamariiaa2019
2

Resposta:

Discute-se a legitimidade da expressão descobrimento para o encontro de novas terras e populações no expansionismo dos séculos XIV e XV. O novo horizonte histórico resultante é marco na História, configurando o começo dos tempos modernos. Importa destacar o encontro de culturas diferentes, como se dá com a chegada do europeu à América. Do convívio dessas culturas resultou o processo de mútuas influências. Se o europeu impôs mais os seus padrões, também absorveu traços culturais dos índios. O Novo Mundo é visto a princípio mais como Geografia do que como História. Só a ciência social moderna compreende o problema, apontando-lhe solução.

ABSTRACT

The article discusses the legitimary of the use of the expression " discovery" for the finding of new land anda populations during the expansionism of the 14th and 15th centuries. The resulting new historical horizon is a landmark in history, marking the beginning of modern times. It is importante to fows on the finding of different cultures, such as happened when Europeans arrived in America. The meeting of these cultures led to aprocen of mutual influencing, Although the Europeans imposed their culture to a greater extent, they also absorbed Idian cultural traits. Initially the New Word was seen more as a matter for Geography than History. Only modern social science is able to understand the problem and to point out a solution.

A palavra descobrimento, empregada com relação a continentes e países, é um equívoco e deve ser evitada. Só se descobre uma terra sem habitantes; se ela é ocupada por homens, não importa em que estágio cultural se encontrem, já existe e não é descoberta. Apenas se estabelece seu contato com outro povo. A expressão descobrimento implica em uma idéia imperialista, de encontro de algo não conhecido; visto por outro que proclama sua existência, incorporando-o ao seu domínio, passa a ser sua dependente.

Tornou-se comum o uso da expressão para os movimentos realizados no fim da Idade Média e começos da Idade Moderna, quando se verifica o maior expansionismo assinalado na história. Falou-se fartamente de descobrimentos realizados pelos portugueses e espanhóis na costa ocidental da África e em ilhas do Oceano Atlântico. E multiplicam-se as datas de revelação de realidades geográficas ou humanas, desde a ilha de Porto Santo, em 1418, a dezenas de outras, bem como acidentes do litoral do continente africano. Alguns acontecimentos tiveram enorme ressonância, como a passagem do extremo sul, chamada Cabo das Tormentas ou Cabo da Boa Esperança, em 1488, por Bartolomeu Dias, desfazendo-se uma das lendas da geografia medieval. Ou a de Cristóvão Colombo, genovês a serviço da Espanha, em 1492, com a revelação do Novo Mundo ou da América. A do português Vasco da Gama, que chegaria à Índia em 1498, agora pela via marítima. Entre 1519 e 1522 é feita a primeira viagem de circunavegação, iniciada pelo português Fernão de Magalhães e concluída por Sebastian del Cano.

Respondido por cindylouisegg
1
Bom, isso afeta pois eles eram os principais influenciadores da época, e espalharam uma “má fama para nossos índios” é isso está presente até nos dias de hoje.
Perguntas interessantes