Como a falta de incentivo e valorização dos esportes pode afetar os resultados desses atletas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Em Tóquio, os atletas brasileiros apresentaram o melhor desempenho do país em Olimpíadas, com 21 medalhas conquistadas. O feito inédito foi reverenciado pelos senadores, que exaltaram os atletas pela superação e, principalmente, pelo desafio diante da falta de fomento ao esporte nacional e da pandemia de covid-19.
Ex-atleta olímpica, a senadora Leila Barros (sem partido-DF) afirmou que, dos 309 atletas brasileiros em Tóquio, 131 não têm patrocínio, 36 realizaram permutas, 41 promoveram "vaquinhas" para arrecadar recursos, 33 conciliam o esporte com outro emprego e 78 nem sequer estão incluídos no Programa Bolsa Atleta.
Leila Barros participou de três Olimpíadas como integrante de seleção feminina de vôlei (Barcelona 1992, Atlanta 1996 e Sidney 2000), com duas medalhas de bronze nas últimas participações. Em discurso emocionado no Plenário na última quinta-feira (5), a senadora destacou que ações de incentivo ao esporte deveriam ser adotadas pelo Executivo ou pelo Legislativo.
Fonte: Agência Senado
A falta de incentivo aos esportistas pode levar a uma infeliz realidade para o atleta. Por mais dedicação aos treinos e comprometimento com o estilo de vida de um atleta de ponta, é necessário ter condições adequadas para que o atleta possa se desenvolver realmente brigando pelo pódio em muitas categorias.
Nas olimpíadas de Tóquio 2020 (que ocorreram em 2021) o Brasil mesmo levou vários representantes às olimpíadas que não tiveram condições de treino realmente adequadas, em diversas categorias inclusive.
Saiba mais: https://brainly.com.br/tarefa/41216604