Como a era napoleônica influenciou as independências da América espanhola
Soluções para a tarefa
Resposta:
Napoleão com a sua ganância de expandir a sua influência e o seu império por toda a Europa travou batalhas em território espanhol.
A Espanha como uma grande parte da Europa estava sob domínio Frances, mas os espanhóis não aceitaram serem subjugados sem pelo menos lutar até o limite de suas forças, o resultado foi uma terrível guerra interna na Espanha, onde de um lado já no poder constituído estava o irmão de Napoleão e suas forças, além de possíveis apoiadores entre os espanhóis e de outro a resistência espanhola lutando contra a dominação de seu povo.
Bom, enquanto a Espanha se encontrava nessas dificuldades, ficou muito mais fácil para as colônias espanholas na América de se revoltarem.
Aproveitando-se das condições da metrópole as colônias espanholas conquistaram a sua independência, não sem antes lutar muito.
Havia também um quadro econômico e ideológico favorável a independência das colônias espanholas, mas como sua pergunta é específica em relação as guerras napoleônicas e a libertação das colônias espanholas, vou parar por aqui.
Resposta:
Quando Napoleão Bonaparte resolveu atacar a Espanha em 1808, a maioria do povo da distante América espanhola não sabia que esse ato iria interferir diretamente em seu destino. E não se trata de defender a teoria popular do chamado efeito borboleta, segundo a qual o bater de asas de uma borboleta aqui pode causar um tufão do outro lado do mundo. Mas a verdade é que alguns acontecimentos do final do século 18 que repercutiam na Europa influenciaram diretamente as lutas pela independência das colônias espanholas da América, em que pese o tempo que as informações gastavam para se deslocar de um continente a outro. Entre esses acontecimentos, devem ser lembrados especialmente a a Revolução Industrial na Inglaterra, a Independência das 13 Colônias Inglesas, a Revolução Francesa, as Guerras Napoleônicas e, na América Central, a Independência do Haiti: todos eles, a seu modo, movimentos deflagradores de uma nova consciência social.
Explicação: