como à educação pode contribuir para à redução da desigualdade
Soluções para a tarefa
Resposta: Nesta quarta-feira, 26 de outubro, o ciclo de conferências Repensar o Brasil, promovido pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP em comemoração aos seus 70 anos, apresentou o tema “A desigualdade no Brasil”.
Os professores da FEA Carlos Roberto Azzoni e Naercio Menezes Filho apresentaram uma série de dados para abordar a desigualdade ao longo da história do Brasil e no território do País. Azzoni diz que a desigualdade (de renda, de condições sociais, de oportunidade) é um dos elementos que configuram o conceito de disparidade; o outro é a concentração (populacional, do Produto Interno Bruto (PIB), de inovações). Segundo o professor, é preciso analisar ambos para entender o cenário nacional.
Azzoni mostra que há uma enorme concentração industrial, de potencial inovativo, de cientistas e de diversas áreas do conhecimento na Região Sudeste. Além disso, na metrópole de São Paulo há também uma grande concentração do dinheiro, do mercado e do poder aquisitivo na região central. “O quadro de concentração regional desde 1872 é muito semelhante ao de hoje, o que é impressionante. O que ocorre aqui é uma grande concentração e uma grande desigualdade, ambas muito persistentes
Explicação: