Como a biotecnologia e a engenharia genética tem alterado o padrão de produção no campo brasileiro?Como a biotecnologia e a engenharia genética tem alterado o padrão de produção no campo brasileiro?
Soluções para a tarefa
O melhoramento genético das culturas agrícolas no Brasil é um dos resultados mais contundentes das pesquisas desenvolvidas pela Embrapa e os seus impactos levaram a um novo desenho da agricultura do país.
Com o passar dos anos, as pesquisas foram se aprimorando e hoje, além de ter que atender às necessidades agrícolas, tem que responder às demandas da sociedade atual, que é cada vez mais exigente em termos de padrões nutricionais, ambientais e de saúde.
A biotecnologia despontou na década de 80 na Embrapa como uma ferramenta capaz de acelerar o melhoramento genético das culturas agrícolas.
A engenharia genética, ou a capacidade de desenvolver a transformação genética de plantas pela transferência de genes, nada mais é do que uma evolução das técnicas de melhoramento genético em prol de uma agricultura mais produtiva e saudável.
As pesquisas de engenharia genética na Embrapa têm como principal foco o desenvolvimento de plantas resistentes/tolerantes a estresse bióticos (pragas) e abióticos.
O objetivo é reduzir a aplicação de defensivos agrícolas, tornando a sua alimentação e o seu dia-a-dia mais saudáveis!
Este texto retirado do site embarpa pode responder sua questão, ele consegue explicar muito bem o que é pedido.
Espero que eu tenha te ajudado.