História, perguntado por GenioJr, 5 meses atrás

Como a astronomia afeta o mundo atual e qual a importância de Nicolau Copérnico (descreva tudo que for possível sobre a sua importância) para isso e na astronomia em geral?

Soluções para a tarefa

Respondido por paozinfrancesrs
1

Resposta

Nicolau Copérnico foi matemático, astrônomo, médico e cônego da Igreja Católica. Autor de uma das mais importantes hipóteses científicas: a teoria heliocêntrica, que reposicionava o Sol no centro do Sistema Solar.

Explicou o ciclo das estações do ano e o diferente posicionamento das estrelas nos hemisférios, também detalhou os movimentos da Terra, Lua e dos planetas.

Quando completou 18 anos ingressou na Universidade de Cracóvia, na época capital da Polônia, polo cultural e financeiro da região.

A instituição era conhecida pelo estudo da matemática como fundamento da astronomia

Aos 24 anos Copérnico foi para a Itália estudar direito canônico na Universidade de Bolonha por três anos. Regressou à Polônia em 1501, ordenou-se padre e foi nomeado cônego da Catedral de Frauenburg por indicação de seu tio. Aos 30 anos retornou à Itália e estudou matemática e medicina nas Universidades de Ferrara, Pádua e Roma.

Durante essa época Copérnico iniciou seus estudos mais aprofundados sobre o universo. Regressou a Polônia em 1506 e residindo na Catedral de Frauenburg, utilizou a torre da basílica como principal observatório enquanto elaborava a revolucionária teoria do Universo. O local ficou posteriormente conhecido como “Torre de Copérnico”. Para a sua observação, o astrônomo polonês desenvolvia e utilizava instrumentos de fabricação própria.

Teoria do Heliocentrismo

A corrente de pensamento da época, a Teoria Geocêntrica de Ptolomeu, apontava que a Terra era um planeta estático no centro do Universo e ao redor dela orbitavam todos os corpos celestes. Copérnico contradizia essa teoria, alegando que o Sol era o centro do Universo.

Na concepção dele, a Terra girava ao redor do Sol, demorando durante esse trajeto o tempo correspondente ao ano terrestre. Também concluiu que a sucessão de dias e noites deveria ser causada pelo movimento constante que a Terra realizava em torno de si mesma. Suas ideias contrariavam os conceitos que norteavam a filosofia, ciência e religião na época; sendo consideradas como afronta contra a Igreja. Em 1512 Copérnico publicou “Pequeno Comentário”, obra que dividiu opiniões causando polêmica e descrédito total da parte de alguns, enquanto gerava surpresa e admiração em outros.

O astrônomo continuou suas observações e pesquisas, que foram concluídas em 1530 e publicadas somente em 1543, por medo de perseguições religiosas. A obra final era composta por 6 volumes e intitulada “Das Revoluções das Esferas Celestes”, considerada uma das mais importantes do período renascentista e um marco para a revolução científica. Chegou às mãos do astrônomo pouco tempo antes de sua morte, sendo publicada com emendas e alterações feitas sem seu prévio consentimento. Apesar de a Teoria Heliocêntrica apresentar uma descoberta incrível e visionária sobre o Sistema Solar, na época não foi devidamente valorizada.

Somente após as contribuições de Kepler e Galileu Galilei tais conhecimentos foram oficialmente reconhecidos. Copérnico passou o resto de sua vida dedicando-se à observação das estrelas e exercendo esporadicamente a medicina para socorrer os menos favorecidos.

Nicolau Copérnico faleceu por derrame cerebral no dia 24 de maio de 1543 em Frauenberg. Seus restos mortais estão em um sepulcro sob o maior altar do templo da Catedral de Frombork, norte da Polônia.

Resolvi pegar um texto, quando você for responder você resume.

Como a astronomia afeta o mundo atual?

A astronomia nos permite responder a grandes questões: onde estamos, de onde viemos e para onde vamos. E o saciar da curiosidade inerente à espécie humana de entender o Universo produz também conhecimento básico para a descoberta de tecnologias e serviços essenciais em nosso dia a dia.


GenioJr: Eu queria algo mais elaborado, pra me dar mais ideias sobre. Mesmo assim, obrigado.
Perguntas interessantes