como a amazônia pode ser importante no equilíbrio do ciclo do carbono?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A região armazena mais de cem gigatoneladas de carbono em vegetação e solos. Mas, durante os últimos 30 anos, o desenvolvimento rápido levou ao desflorestamento de mais de 550 mil km2 só no Brasil. As taxas correntes de desflorestamento anual estão entre 15 mil km2 e 20 mil km2 no Brasil, segundo os números do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) relativos a 2001, baseados em análises do satélite Landsat.
Uma série de estudos de campo realizados durante os últimos 20 anos mostraram que o desflorestamento e a queima de biomassa causaram mudanças significativas, mas ainda localizadas, nos ciclos da água, da energia, do carbono e dos nutrientes, assim como na composição atmosférica. Por exemplo: a floresta é importante para a reciclagem do vapor d\’água através da evapotranspiração durante o ano todo, contribuindo assim para aumentar a precipitação das chuvas e para sua própria manutenção.
-> https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142002000200006 (confiável, fique tranquilo).
e esse parágrafo que encontrei na internet:
-> Em primeiro lugar, vale lembrar que há um outro elemento muito importante envolvido na produção de energia das plantas além da liberação de oxigênio: a absorção do dióxido de carbono, o CO2. Um estudo da Nasa publicado em 2014 concluiu que a Floresta Amazônica contribui diretamente com a redução do aquecimento global – fenômeno desencadeado pelos gases poluentes, como o CO2, que destroem a camada de ozônio. Isso porque, apesar de liberar muito dióxido de carbono durante a decomposição de suas árvores mortas, a floresta acaba absorvendo muito mais no processo da fotossíntese, reduzindo a quantidade desse gás na atmosfera.