Geografia, perguntado por JANNINEMENEZES, 8 meses atrás

COMERCIALIZAÇÃO DA ÁGUA E CONFLITOS A AMÉRICA LATINA.
POR SE TRATAR DE UMA IMPORTANTE FONTE DE RIQUEZA , A DISPUTA PELA ÁGUA É UM DOS MOTIVOS QUE TÊM PROVOCADO TENSÕES ENTRE DIFERENTES PAÍSES . ASSIM , A POLÍTICA ADOTADA POR UM GOVERNO LOCAL PARA REALIZAR A GESTÃO E A COMERCIALIZAÇÃO DA ÁGUA PODE PREJUDICAR OUTROS,CONTRIBUINDO PARA A OCORRÊNCIA DE CONFLITOS.
UM DOS CONFLITOS MAIS IMPORTANTES RELACIONADOS Á DISPUTA E Á COMERCIALIZAÇÃO DA ÁGUA OCORREU NA AMÉRICA LATINA ,NOS ANOS 2000.FOI DEFLAGRADO NA CIDADE DE COCHABAMBA,NA BOLÍVIA, E ENVOLVEU GRANDES EMPRESAS MULTINACIONAIS,O GOVERNO LOCAL E MOVIMENTOS POPULARES DE CAMPONESES E TRABALHADORES URBANOS.

LEIA O TEXTO A SEGUIR :

OS MOVIMENTOS SOCIAIS DA BOLÍVIA PASSARAM A INFLUIR NA FORMULAÇÃO E EXECUÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ÁGUA E ESGOTO A PARTIR DA VITORIOSA GUERRA PELA ÁGUA TRAVADA EM COCHABAMBA ,ENTRE 4 E 11 DE ABRIL DE 2000. OPONDO MILHARES DE CAMPONESES E TRABALHADORES DAS ÁREAS URBANAS AO GOVERNO DO DEPARTAMENTO DE COCHABAMBA E Á MULTINACIONAL BECHTEL, DOS ESTADOS UNIDOS -QUE ASSUMIRA NO INÍCIO DE 1999 O SERVIÇO DE ÁGUA E ESGOTO DO DEPARTAMENTO - , O CONFLITO CIVIL PROVOCOU UMA MORTE E DEZENAS DE FERIDOS.
COM A ENTRADA DA BECHTEL NA BOLÍVIA , AS TARIFAS DE FORNECIMENTO DE ÁGUA SUBIRAM DE 150% A 180% , E OS TRADICIONAIS COMITÊS COMUNITÁRIOS DE ÁGUA POTÁVEL FORAM OBRIGADOS A PAGAR PARA UTILIZAR ÁGUA. NO DIA 11 DE ABRIL DE 2000 , APÓS UMA SEMANA DE UMA VERDADEIRA GUERRA PELA ÁGUA , O GOVERNO DE COCHABAMBA CANCELOU O CONTRATO DE CONCESSÃO COM O BECHTEL. COM A VITÓRIA DO MOVIMENTO POPULAR, O SERVIÇO DE ÁGUA E ESGOTO DE COCHABAMBA BAIXOU A TARIFA AO PATAMAR ANTERIOR Á PRIVATIZAÇÃO .
O SERVIÇO , VINCULADO AO GOVERNO DO DEPARTAMENTO ,TAMBÉM PASSOU A CONTAR COM A PARTICIPAÇÃO DE TRÊS MEMBROS DE ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS EM SUA DIRETORIA, PARA PROMOVER O CONTROLE SOCIAL DA EMPRESA.

1) DE ACORDO COM O TEXTO COMO A ÁGUA PODE SE TORNAR UM CONFLITO ENTRE PAÍSES QUE ESTÃO SITUADOS NA MESMA REDE HIDROGRÁFICA ?

2) QUAL FOI A IMPORTÂNCIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NA GUERRA DA ÁGUA DE COCHABAMBA NO ANO 2000 ?

3) COMO PODEMOS OBSERVAR A RELAÇÃO LOCAL-GLOBAL NO CONFLITO DA ÁGUA EM COCHABAMBA ?

Soluções para a tarefa

Respondido por juscelia52
9

Resposta:

1)A quantidade de água a ser utilizada e os cuidados com a mesma são questão de extrema importância para os países que fazem parte de uma determinada rede.

A quantidade de água a ser utilizada e os cuidados com a mesma são questão de extrema importância para os países que fazem parte de uma determinada rede.As políticas públicas em volta da água o valor de uso mensal, a forma de cuidado da mesma já que afeta mais de um país são pautas extremamente importante, países baseados em agricultura geralmente querem mais água para a produção.

A quantidade de água a ser utilizada e os cuidados com a mesma são questão de extrema importância para os países que fazem parte de uma determinada rede.As políticas públicas em volta da água o valor de uso mensal, a forma de cuidado da mesma já que afeta mais de um país são pautas extremamente importante, países baseados em agricultura geralmente querem mais água para a produção.Em contrapartida os demais países não querem ficar atrás.O esgoto também é uma questão relevante, visto que a poluição vai afetar mais de uma nação.

2)os movimentos sociais da Bolivia passaram a influir na forma e execução das politicas publicas de agua e esgoto a partir da vitoriosa guerra pela agua travada em Cochabamba

3)O conflito da água, ocorrido em Cochabamba, na Bolívia, compreende uma revolta de cunho popular, que reivindicava o processo de privatização do sistema municipal de gestão da água, após o aumento das tarifas cobradas pelo Governo local.

O conflito da água, ocorrido em Cochabamba, na Bolívia, compreende uma revolta de cunho popular, que reivindicava o processo de privatização do sistema municipal de gestão da água, após o aumento das tarifas cobradas pelo Governo local.Geograficamente, Bolívia apresenta apenas três pontos geográficos importantes, mais ao norte do país, sendo algumas determinadas regiões de fato acometidas pela seca e pela escassez hídrica.


juscelia52: de nadaaaaaaaaaaaaa
JANNINEMENEZES: obg
Respondido por luciened461
0

Resposta:

tcrctbitgee hmmnub6xe

Perguntas interessantes