História, perguntado por IsabellyLima1, 1 ano atrás

comente sobre às divergências entre a interpretação tradicional da interpretação renascentista de questões como teocentrismo, antropocentrismo, geocentrismo e heliocentrismo

Soluções para a tarefa

Respondido por IsahDevecchi
167
Interpretação Tradicional:
Teocentrismo: Deus como centro do universo, consiste na ideia de que Deus é o único referencial aceitável para se explicar os fenômenos do universo. Essa visão defendia que tudo o que existe foi criado por Deus, e que o ser humano, após a morte, só pode “ascender aos céus” por meio da fé na Igreja, nos anjos e nos santos católicos.

Geocentrismo: a Terra no centro do Universo, Adequava-se à antiga tradição religiosa que considerava a Terra como o centro de toda a criação divina, pois é em sua superfície que vive o ser humano, tido como a principal criação de Deus.


Interpretação Renascentista:
Antropocentrismo: o homem como centro do universo, consiste na ideia de que o ser humano é a principal referência para se compreender os fenômenos do Universo. Essa concepção estabelece que as pessoas são capazes de compreender Deus e o Universo por meio da própria razão, sem depender do intermédio de clérigos.

Heliocentrismo: o Sol no centro do Universo, apesar de já ter sido desprezado pela Igreja, foi reformulado pelo padre e astrônomo polonês Nicolau Copérnico (1473-1543). Ele desenvolveu teorias fundamentais para a astronomia moderna, ao conceber que a Terra como um planeta que realiza movimentos de rotação e de translação.
Respondido por Leonardo102henrique
10

Resposta:

Teocentrismo: Deus como centro do universo

Geocentrismo: a Terra no centro do Universo

Antropocentrismo: o homem como centro do universo

Heliocentrismo: o Sol no centro do Universo

Explicação:

Perguntas interessantes