comente sobre a redução da cultura chinesa URGENTE
Soluções para a tarefa
Resposta: "A Revolução Cultura Chinesa foi uma campanha político - ideológica promovida por Mao Tsé-Tung entre 1966 e 1976 na República Popular da China. Na Revolução Cultural, Mao mobilizou as massas do país, sobretudo estudantes, nas chamadas Guardas Vermelhas, para perseguir todos aqueles que eram enxergados como um “risco à revolução”.
A Revolução Cultural criou uma intensa perseguição ideológica na China e resultou em grande violência, voltada principalmente contra os intelectuais do país. Estima-se que milhões de pessoas tenham sido perseguidas e morrido nessa fase, que somente se encerrou quando Mao faleceu, em 1976.
Acesse também: Conheça a vida de um tirano que foi formalmente apoiado por Mao
Tópicos deste artigo
1 - Contexto histórico
2 - Causas
3 - Revolução Cultural Chinesa
4 - Consequências
Contexto histórico
Mao Tsé-Tung lançou a Revolução Cultural em 1966 como forma de calar seus opositores no comando do PCCh.
A Revolução Cultural foi lançada por Mao Tsé-Tung em 1966 como uma resposta aos seus críticos no Partido Comunista Chinês (PCCh). A situação de Mao no PCCh na década de 1960 era de progressivo isolamento. Esse enfraquecimento de Mao no partido ocorreu, principalmente, por conta do fracasso do plano Grande Salto à Frente.
Esse plano consistia no incentivo à industrialização por meio de uma produção acelerada de aço por parte dos trabalhadores chineses. O plano, no entanto, foi um grande fracasso e resultou na morte de milhões de pessoas de fome, uma vez que a produção agrícola do país enfraqueceu-se consideravelmente e resultou na Grande Fome, que causou a morte de mais de 20 milhões de pessoas.
Isso resultou no afastamento de Mao da presidência da China, sendo substituído por Liu Shao-Chi, em 1959. Mao, porém, continuou na presidência do Partido Comunista Chinês e dedicou-se, na década de 1960, ao trabalho de base por meio de programas de educação e aperfeiçoamento das massas chinesas.
Explicação: fonte brasilescola