História, perguntado por gabrieldocairop54vgn, 8 meses atrás


comente
sobre:
a) Plano cohen:
b) Tenentismo:
c) Governo Provisório:​

Soluções para a tarefa

Respondido por Anamoa5
1

Resposta:

a) O Plano Cohen foi uma conspiração elaborada por militares brasileiros com a intenção de simular uma revolução judaico-comunista no Brasil. Embora tratasse de situações hipotéticas, o plano foi falsamente atribuído à Internacional Comunista e usado como instrumento político para a implantação de um regime ditatorial contrarrevolucionário no Brasil, o Estado Novo.

b) O tenentismo foi um movimento político-militar, baseado em uma série de rebeliões de jovens oficiais de baixa e média patente do Exército Brasileiro (tenentes), de camadas médias urbanas, que estavam insatisfeitos com o governo da República Oligárquica no início da década de 1920 no Brasil. As revoltas ocorreram durante o governo de Epitácio Pessoa, também conhecido como ''o patativa''. O tenentismo defendia reformas na estrutura de poder do país, entre as quais se destacam o fim do voto aberto (fim do voto de cabresto), modalidade que voto que favorecia o coronelismo presente na República Oligárquica, além de defenderem a instituição do voto secreto e a reforma na educação pública.

c) Um governo provisório, também chamado de governo interino ou governo de transição, é uma autoridade governamental de emergência criada para gerenciar uma transição política, geralmente nos casos de países novos, ou após o colapso da administração anterior.


gabrieldocairop54vgn: Obrigado
Anamoa5: de nada ☺️
Perguntas interessantes