Comente sobre a localização e as caracteristicas das bacias hidrogreficas brasileiras citadas abaixo:
a) Amazonia c)Paraná
b)São franscisco d)Tocantins
pfv preciso muito da resposta, tenho prova amanha.
Soluções para a tarefa
hidrográfica é definido como a área na qual ocorre a drenagem e o escoamento da água originada pela chuva para um único ponto de saída, denominado de seção de controle. A água originada pelas demais fontes dessa região deságuam na mesma seção de controle, originando uma bacia hidrográfica. Desse modo, uma bacia hidrográfica é constituída por um ou mais rios principais e seus afluentes.
Bacia Amazônica
Localizada na Região Norte, é a maior bacia hidrográfica do mundo, com uma área, em torno, de seis milhões de km², o que representa cerca de 40% no território nacional.
Bacia Amazônica:
Além do Brasil, a bacia se estende a mais seis países: Bolívia, Peru, Guiana Frances, Guiana, Colômbia e Venezuela. Seu principal curso é o Rio Amazonas, com 6.570 km de extensão. É indispensável para o transporte dos moradores locais e de diversas commodities de exportação, como a soja, e possuidora de um gigantesco recurso hidrelétrico. Suas principais afluentes são: o rio Negro, Solimões e Xingu.
Bacia Tocantins:
Estabelecida na Região Norte e Centro-Oeste do país, tem como os principais fluxos fluviais o Tocantins e o Araguaia, que se unem na extremidade norte da Bacia, formando o Baixo Tocantins que deságua no Rio Pará.
O rio Tocantins possui uma área de drenagem de cerca de 767.000 km2, e nele está localizada umas das principais usinas hidrelétricas brasileira, a usina de Tucuruí.
Bacia São Francisco:
Iniciada no norte de Minas Gerais, a Bacia do São Francisco percorre um grande território na região do Nordeste, passando por Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Possui grande parte dos seus 650 mil km², assentada áreas de depressões.
Como o nome já indica, seu principal rio é o São Francisco. Por muito tempo um dos principais meio de transportes nacional, o São Francisco possui grande importância para a irrigação, navegação local e manutenção digna de milhares de famílias ribeirinhas dependentes do rio para a sua sobrevivência. Suas principais afluentes são: rio Pardo, Ariranha e Grande. Atualmente passa por um processo de instalação de polêmicas barragens em sua área.
Bacia Paraná:
Com uma extensão de cerca de 900 mil km², é basicamente planáltica e localiza-se na região Sudeste e Sul do Brasil. Seu rio prelado é o Paraná, que tem afluentes muito famosas como Tietê e a Paranapanema. Nesta Bacia encontram-se as principais usinas hidrelétricas do país: Itaipu (a maior do Brasil), Complexo de Urubupungá e Porto Primavera. Também se ressalta a hidrovia Tietê-Paraná, importante rota de navegação.