Filosofia, perguntado por kinhavivi, 1 ano atrás

comente as divergências fundamentais entre Parmênides e Heráclito sobre a realidade do ser

Soluções para a tarefa

Respondido por Garcias29
1345

O conflito se encontra nas concepções de cada um acerca do ser, enquanto Heráclito acredita nas constantes mudanças existentes no mundo, Parmênides dizia que o ser era imóvel e completo, ele não acreditava nas mutações.


O lema de Heráclito era " não é possível tomar banho duas vezes no mesmo rio", isso esse é um exemplo de suas concepções acerca das mudanças que ocorrem no mundo. Parmênides dizia que “o ser é e o ser não é" mostrando que ele tinha uma visão que remetia ao sistema dos opostos.

Respondido por larissamagrani
0

Parmênides e Heráclito são filósofos pré-socráticos que, além de escreverem em aforismos, concebem a realidade do ser de modo distinto.

Parmênides e Heráclito

Parmênides acreditava que o Ser não pode ser mutável, pois caso fosse não seria mais ser, mas sim "não ser". As mudanças são ilusórias e enganam os homens. Portanto, o ser é e o não ser não  é.

Heráclito, ao contrário de Parmênides, atribui ao fogo o elemento da natureza que origina tudo. Para ele, tudo é movimento, pois nada se encontra fixo no mundo.

Segundo o pré-socrático, tanto o homem como a natureza encontram-se em constante mutação e mudança. Assim, o mesmo objeto pode se modificar em segundos.

Saiba mais sobre Parmênides e Heráclito em: https://brainly.com.br/tarefa/20558510

#SPJ5

Anexos:
Perguntas interessantes