comente a respeito dos três governadores do brasil nomeados pela coroa junto a colônia
Soluções para a tarefa
Resposta:
Sul, Amazónia ,peru
Explicação:
123456544333365444765
Resposta:
Governadores-gerais e vice-reis
O cargo de governador-geral foi criado pela primeira vez em 1549, por D. João III de Portugal, em favor de Tomé de Sousa, que assumiu o posto na recém-fundada cidade de Salvador. Em 1624, por ocasião da primeira das invasões holandesas, é nomeado o primeiro governador-geral nascido no Brasil, Matias de Albuquerque, o Conde de Alegrete, que administrou a colônia a partir de Olinda por aproximadamente um ano. Seu sucessor, Francisco de Moura Rolim, era também olindense, algo incomum, uma vez que os governadores do Brasil eram geralmente nascidos em Portugal.[7]
O título de vice-Rei foi instituído pela primeira vez em 1640, por Filipe III de Portugal, a favor de D. Jorge de Mascarenhas, Marquês de Montalvão. Como acontecia na Índia Portuguesa, o título de vice-Rei só era, inicialmente, atribuído aos governadores-gerais pertencentes à mais alta fidalguia. Entre 1640 e 1719, foi atribuído somente três vezes: ao Marquês de Montalvão, ao Conde de Óbidos e ao Marquês de Angeja, tendo sido ainda nomeado Vice-Rei do Brasil D. Sancho Manuel de Vilhena, Conde de Vila Flor, mas que morreu antes de tomar posse do cargo. O título de vice-Rei só se tornou permanente a partir de 1719, com a nomeação de Vasco Fernandes César de Menezes, Conde de Sabugosa, muito embora não se conheça nenhum documento oficial que torne esse título permanente. No entanto alguns sustentem que tal terá ocorrido com a transferência de capital de Salvador para o Rio de Janeiro, em 1763, após uma vaga do cargo durante um período de três anos. O estatuto oficial do Brasil continuou a ser o de "Estado" - e não de "vice-Reinado" - mesmo sob o governo de vice-reis.
Em 7 de março de 1808 o príncipe regente D. João chegou ao Rio de Janeiro, fugindo às invasões napoleónicas, e aí instalou a corte e a capital da Coroa de Portugal, cessando assim funções o então vice-Rei. Quase oito anos mais tarde, em dezembro de 1815, o Brasil era elevado da condição de Estado a Reino integrado na Coroa de Portugal, formando-se assim o chamado Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.
Explicação:
Tomé de Sousa:
[ (Rates, 1503 — 1579) foi um militar e político português, primeiro governador-geral do Brasil, cargo que exerceu de 1549 a 1553.
Duarte da Costa:
(início do 1505— 1560) foi um nobre e administrador colonial português. Membro do Conselho Real, foi embaixador na corte de Carlos I de Espanha. Foi nomeado como segundo governador-geral do Brasil (1553-1558).
Mem de Sá:
também documentado como Mem de Sá Sottomayor,[1] (Coimbra, 1500 — Salvador, 2 de março de 1572) foi um nobre e administrador colonial português.