História, perguntado por aizawa92, 7 meses atrás

comente a respeito das modernizações que as cidades sofreram​

Soluções para a tarefa

Respondido por maribribeiro
0

Em diversas partes do Mundo, a partir da revolução francesa e industrial, experimentou-se uma profunda transformação do espaço urbano. Em muitos casos a migração do camponês para a cidade provocou uma explosão populacional nas cidades jamais visto. Surge aí, um imenso problema nas mãos das autoridades, a necessidade de se criar um espaço urbano planejado, capaz de controlar as ações dos cidadãos.

No velho mundo, onde se experimentou o desenvolvimento urbano juntamente ao desenvolvimento econômico, as cidades cresceram e foram se moldando às novas realidades. Já em outras partes, onde não se deram as mesmas condições, tentou-se alcançar o desenvolvimento econômico através da construção de cidades planejadas. Um exemplo é o Rio de Janeiro, que sofreu profundas reformas no início do século XX, e Belo Horizonte, no final do século anterior, é totalmente construída e planejada para atender a nova demanda que impunha a nova ordem política recém instaurada no país, a República.

É neste contexto que figura Divinópolis, um pequeno arraial que até 1910 não apresentava muitas diferenças em seu traçado de duzentos anos antes.2 E que, a partir daí, com a profunda dedicação de um homem, Pedro Xavier Gontijo, que foi capaz de mobilizar todo um arraial em prol de um ideal modernizador afim de elevar à cidade e ao desenvolvimento, ainda que por meios antiquados como veremos.

Neste contexto é que se fixa este trabalho, o de tentar mostrar o que há de moderno nos ideais proclamados por este homem que inflamou os proeminentes a se dedicarem ao seu projeto. Discutir o que há de novo e o que é parte da tradição.

Assim, se faz necessário uma breve discussão do processo do desenvolvimento do “urbanismo” desde Londres após a Revolução industrial até se chegar ao alvorecer do século XIX, quando a cidade de Divinópolis dá seus primeiros passos.

Perguntas interessantes