Comente a reação da igreja católica a teoria de Copérnico.
por favor me ajudem!
Soluções para a tarefa
Resposta:
Nicolau Copérnico, astrônomo e matemático, nasceu em 19 de fevereiro de 1473, em Torun, Polônia. Considerado um dos pais da astronomia moderna, Copérnico é autor da teoria Heliocêntrica, que localiza o Sol no centro do Sistema Solar.
Copérnico iniciou os estudos de Matemática e Astronomia em 1491, na Universidade de Cracóvia. Posteriormente, estudou grego na Universidade de Bolonha e formou-se em Medicina na Universidade de Ferrara. De volta à Polônia, trabalhou como médico e, paralelamente, desenvolveu estudos sobre Astronomia.
Para facilitar a observação dos astros e os estudos de Astronomia, o matemático inventa alguns instrumentos e monta um simples laboratório de observação. A partir de 1513, concentra seus estudos na Matemática, para que possa realizar cálculos que colaborem com o desenvolvimento da teoria Heliocêntrica.
Durante os estudos e observações, e provavelmente antes de 1515, Copérnico dedica-se a escrever a obra “Pequeno Comentário sobre as Hipóteses de Constituição do Movimento Celeste”. A obra foi interrompida por diversas vezes, pois Copérnico temia as reações da Igreja e o julgamento da Santa Inquisição, uma vez que a teoria heliocêntrica estava ganhando fama.
Em 1515, Copérnico começou a escrever oficialmente uma das obras mais importantes para a astronomia moderna: “Da Revolução dos Corpos Celestes”.
Explicação:
A teoria do modelo heliocêntrico, a maior teoria de Copérnico, foi publicada em seu livro, De revolutionibus orbium coelestium ("Da revolução de esferas celestes"), durante o ano de sua morte, 1543. Apesar disso, ele já havia desenvolvido sua teoria algumas décadas antes.
O livro marcou o começo de uma mudança de um universo geocêntrico, ou antropocêntrico, com a Terra em seu centro. Copérnico acreditava que a Terra era apenas mais um planeta que concluía uma órbita em torno de um sol fixo todo ano e que girava em torno de seu eixo todo dia. Ele chegou a essa correta explicação do conhecimento de outros planetas e explicou a origem dos equinócios corretamente, através da vagarosa mudança da posição do eixo rotacional da Terra. Ele também deu uma clara explicação da causa das estações: O eixo de rotação da terra não é perpendicular ao plano de sua órbita.
Em sua teoria, Copérnico descrevia mais círculos, os quais tinham os mesmos centros, do que a teoria de Ptolomeu (modelo geocêntrico). Apesar de Copérnico colocar o Sol como centro das esferas celestiais, ele não fez do Sol o centro do universo, mas perto dele.